quinta-feira, 30 de junho de 2011

Acidente com ônibus de sacoleiros entre Santa Quitéria e Hidrolândia

     Um acidente na tarde desta quinta-feira, na CE-257,  que liga Santa Quitéria à Hidrolândia, na fazenda Luvas, com um ônibus de sacoleiros que vinha de Fortaleza para a Feira do Ipú, deixou várias pessoas feridas.
     Vinham aproximadamente, 30 passageiros no veículo de placas HVS-3190, inscrição de Sobral, dirigido por Raimundo Nonato Alves Tomás.
     Segundo o condutor, quando terminava de fazer uma curva, avistou duas caçambas que estavam paradas e uma delas,(a de trás) resolveu sair fazendo uma  ultrapassagem sobre a outra, fechando a passagem do ônibus. Diante da situação, o motorista puxou o carro por sobre o meio fio, perdendo o controle e acabou tombando.
     Ambulâncias do Hospital Municipal foram acionadas e trouxeram aproximadamente, dez pessoas para serem atendidas com escoriações e fraturas leves, não sendo necessário nenhuma transferência dos pacientes.
     As policias Civil, Militar e PRE, juntamente com o Pró-cidadania, estavam no local e foram avisados de que uma das possíveis caçambas envolvidas no acidente, estava abandonada à 500 metros dali. Os policiais foram averiguar para tomar as devidas providências.
Alunos do Manoel Rufino, Aracy e Neusa Araújo entre os melhores no SPAECE 2010
A Secretaria da Educação(Seduc) divulgou em seu site, a relação de alunos do Ensino Médio com melhor desempenho acadêmico no SPAECE 2010 e que serão premiados com um microcomputador, conforme as Leis nº 14.483, de 08 de outubro de 2009 e a nº 14.691, de 30 de abril de 2010.
Os alunos são do Manoel Rufino, do Aracy Martins e da Escola Neusa Araújo que fica no Distrito de Lisieux.
EEEP CORONEL MANOEL RUFINO MAGALHÃES: MANOEL ARTEMIO SILVA DE MESQUITA, QUITERIA DAYANE DA COSTA SOUSA E RICARDO MOREIRA ARAUJO.
EEM ARACI MAGALHÃES MARTINS: ERNANDO DOS SANTOS ALVES, JANIELE GUSTAVO FEIJAO, CLARICE DE LIMA BARROS, GERSON DOS SANTOS ALVES, ANDREA FEIJAO FREIRE E KELLY MAJORI MOURAO TEIXEIRA.
EEM MARIA NEUSA ARAUJO MOURA: ALEX DE ALMEIDA SOUSA e NATERCIA ROCHA MACIEL.(SQN)

Santa Quitéria sedeará etapa das Olimpíadas Escolares

     Santa Quitéria vai sediar uma das etapas regionais das Olimpíadas Escolares. 1.400 atletas dos municípios do Sertão Central e Inhamuns se concentrarão nesta cidade para competir em várias modalidades do dia 27 à 30 de Julho.
     No próximo dia 2 de Julho, uma equipe da SESPORTE estará vistoriando a estrutura(quadra e escolas) que abrigará alunos e jogos da competição estadual. Atualmente, contamos com seis quadras cobertas(públicas e de escolas), um ginásio poliesportivo, além do Estádio Municipal. Campos de Society deverão ser feitos ou alugados.
      O congresso técnico acontecerá no dia 25 de Julho, provavelmente, no Salão Paroquial.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

União dos estudantes vai ser criada em Santa Quitéria

      Estudantes de Santa Quitéria se reunirão no próximo sábado(2/7), no Salão Paroquial, numa mobilização para criação de uma união dos estudantes.
      O encontro, que está marcado para às 8 horas da manhã, tem a intenção de envolver estudantes de todos níveis para lutarem por melhores condições em todos os setores do município.
      As manifestações estudantis sempre demonstraram muita força ao longo da história do Brasil, especialmente na luta contra a Ditadura, no Fora Collor e nas Diretas Já.
      São iniciativas que ganhou respeito no país pela independência dos manifestantes, de políticos que queriam usá-los como massa de manobra.

Município realiza Conferência sobre Saúde

      Nesta quarta, 29 de Junho, a Secretaria de Saúde realizou no ginásio poliesportivo, a V Conferência de Saúde de Santa Quitéria que teve como tema central: "Todos Usam o SUS! sus NA Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro". Com o seguinte eixo: Acesso e Acolhimento com Qualidade - Um Desafio para SUS.
     Representações de distritos e outras localidades passaram o dia discutindo este e outros assuntos relacionados á diversos setores saúde no município.
     A secretária Estela Moreira nos disse que estava muito satisfeita com o resultado: "Olha, mais uma vez eu estou muito surpresa com o sucesso do evento. Lógico que agente contava, pelo trabalho que foi feito de mobilização, de visita, de pré-conferência. Agente não tinha dúvida que nós teríamos um grande número de pessoas aqui presente. Mas, com certeza superou às nossas expectativas".
      Prefeito, vereadores, outros secretários também, prestigiaram a Conferência.

Menor é preso e assume autoria do disparo que matou José Valdir

    
Antônio Valdir(acusado de participação)
     Foram presos na tarde desta terça-feira, dois homens acusados de envolvimento na morte de José Valdir de Mesquita, morto sexta feira, 24 de Junho, vítima de uma tentativa de assalto na fazenda Hilário. A polícia vinha investigando o caso, monitorando alguns elementos suspeitos de participação no crime.
     O primeiro é um menor de iniciais J.N., de 17 anos, que estava fora da cidade, desde sexta-feira, quando foi acusado de pegar uma motocicleta de uma locadora no bairro dos Pereiros, sem a autorização do proprietário, o que foi comunicado à polícia. Policiais começaram monitorar esse elemento que estava em Aracatiaçú, distrito de Sobral, na casa de parentes. Com a evolução das investigações, o menor acabou preso, no começo da tarde de ontem, pela PM daquela localidade e trazido para a Delegacia de Polícia de Santa Quitéria.
      No seu depoimento, ele assumiu a autoria do disparo que vitimou José Valdir. Ele disse que estava na companhia de mais dois e encapuçados, depois de assaltarem um casal e já estavam de saída quando o homem  apareceu na estrada e se assustando com a situação atirou contra eles que responderam com um tiro certeiro.
      Essa versão é contraditória a do casal, primeira vitima do trio, que disse na delegacia que estava sob a mira da arma de um deles, quando os outros dois tentavam botar a sua moto pra pegar e não conseguiam por causa do segredo.
      Com o depoimento do menor unidos a outros elementos da investigação, os policiais foram até à residência de Antônio Valdir Barbosa Sousa, 27 anos, na rua Major Euclides Lobo, 777, no bairro Pedra da Saudade e o prenderam sob acusação de participação no assalto seguido de morte.
      A polícia procura ainda, um terceiro homem, cujo o nome não foi revelado pelos comparsas, mas que pode ser preso a qualquer momento.
      Os dois estão à disposição da Justiça.

SANTA QUITÉRIA TEM VERBAS FEDERAIS DA SAÚDE SUSPENSAS

     O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de dinheiro público federal a 337 cidades brasileiras, onde o ministério identificou irregularidades por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos programas. Na lista estão 13 cidades do Ceará: Barbalha, Catunda, Chaval, Fortaleza, Iguatu, Jardim, Jucás, Missão Velha, Morada Nova, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral e Tauá.
     De acordo com o Diário Oficial da última segunda-feira (27), ficam suspensos os repasses para 293 equipes do Programa Saúde da Família, 275 equipes de Saúde Bucal e 2.135 agentes comunitários de saúde por duplicidade de cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
     Os municípios citados deixarão de receber a parcela do incentivo correspondente às equipes e agentes que apresentaram problemas. De acordo com o Ministério da Saúde, medida não representa a interrupção da Saúde da Família e Brasil Sorridente nas cidades que terão o corte da verba. A transferência dos recursos deve ser restabelecida quando os gestores locais comprovarem ao Ministério da Saúde que as inadequações foram solucionadas.(G1)

Denuncia: Professora reivindica direito de Aposentadoria - SQ

    "Estive na residência da Professora Maria Camilo de Araújo 58 anos, onde a mesma nos contou seu drama vivido na busca pela aposentadoria. Confira agora nosso Papo Entrevista: DENÚNCIA. A educadora trabalha na Escola Dona Livramento Araújo, no distrito de Lisieux, Santa Quitéria-CE, iniciou sua carreira profissional em 1978, onde tornou-se funcionária da prefeitura do então município, trabalhou por 4 anos consecutivos e resolveu dar baixa na carteira, continuando a trabalhar por contrato até 2003, quando então foi aprovada no concurso público na mesma área, dando continuidade a seu trabalho na referida escola.
     Em 2009 ao dar busca em sua aposentadoria ficou sabendo que contribuiu 20 anos para o INSS e de 2003 até hoje contribui para o IPESQ (Sistema Privado da Prefeitura de Sta Quitéria-CE). Ao requerer no INSS a CTC – Contagem de Tempo de Contribuição, foi informada que seu nome não constava no Relatório Fiscal da Prefeitura (Lista que dar direito a aposentadoria) . Tendo assim INDEFERIDO seu requerimento. (Veja em anexo o documento de Indeferimento do INSS).

     Maria Camilo então resolveu procurar o Advogado Fidel Moura, o qual não lhe deu esperanças, dizendo ser difícil o caso. A professora está com 58 anos e já deu uma contribuição de 33 anos de trabalho a Educação, se encontra agora com um desgaste físico, mental e emocional com saúde frágil precisando de descanso, desde 2009 luta pelo direito de se aposentar. Se encontra explorada pela prefeitura de Santa Quitéria-CE, se achando obrigada a continuar trabalhando e contribuindo nessas condições, para não perder o direito de se aposentar, o qual não está tendo. Trabalhando e contribuindo para não ter direito? 
    Peço a você leitor, internalta deste blog que não deixe de comentar esta matéria, dando sua opinião, divulgando o drama desta notícia e esse blog para todos seus amigos, e assim eles também possam se expressar e continuar divulgando, tornando assim o mais público possível e através desta mobilização possamos encontrar a solução para este problema, conseguindo ajudar não só a Professora Maria Camilo, mas também muitas outras que se encontram nesta mesma situação. Esperamos os comentários de todos! E os comentários posionamento de profissionais da Educação, do IPESQ Regime Privado de Contribuição da Prefeitura de SQ, da Secretária de Educação do Município e da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria, para a resolução do problema, pois é uma crueldade a forma como está sendo tratado os educadores deste município, profissionais que desempenham um trabalho importantíssimo ao país, ser tratado desta forma".
 
Fonte: Blog do Dimas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SANTA QUITÉRIA DE VERDADE: mais de 10 mil visitas em menos de 3 meses

Com 88 dias no ar o SANTA QUITÉRIA DE VERDADE já ultrapassa a marca dos 10.000 acessos.

Obrigado! Continuem nos visitando.

ENTENDA O QUE ACONTECE COM UMA EMANCIPAÇAO DE DISTRITO

      No caso dos distritos de Lisieux, Macaraú, Malhada Grande e Trapiá, que pleiteiam emancipação, apenas Lisieux tem um Vereador na Câmara Municipal de Santa Quitéria. Macaraú, com um candidato com mais de 600 votos não conseguiu eleger (hoje em Santa Quitéria um vereador precisa de mais de 1.000 votos para ser eleito).
      Com a emancipação, Macaraú teria logo de cara 3 ou 4 vereadores eleitos, pois no novo município com menos de 300 votos um vereador entra. Poderia ainda ter o Prefeito ou Vice-Prefeito, secretários municipais no 1º. Escalão da administração. O mesmo poderá acontecer com Malhada Grande e Trapiá, ter 2 ou 3 vereadores e participar da nova administração com secretários e gestores.
      Macaraú abre mais uma porta para daqui a 5 ou 6 anos preencher todos os requisitos para se tornar independente de Lisieux e se emancipar. Para não repetir o que aconteceu com o extinto município Entre Rios em 1929 e Macaraú em 1965, que não foi instalado por falta de estrutura própria.
Como prova, citamos os seguintes exemplos:
      Hoje Santa Quitéria, com o tamanho territorial imenso que tem, conta com 8 distritos: (Sede, Lisieux, Logradouro, Macaraú, Malhada Grande, Muribeca, Raimundo Martins e Trapiá). Para manter tudo isso tem uma arrecadação anual em torno de 50 a 60 milhões (pouco mais de 4 milhões por mês ) A sede fica com a metade e cada distrito poderá receber em torno de 3,5 milhões/ano ( 300 mil por mês) em benefícios, como pagamento de funcionários, merenda escolar, manutenção dos serviços de saúde, educação, assistência social, limpeza publica, iluminação publica, abastecimento d água e outros.
      Com a emancipação de Lisieux/Macaraú/Malhada Grande/Trapiá, com mais de 11.000 habitantes já passaria para o 2º. patamar em recebimento de recursos (FPM, ICMS, IPVA, FUNDEB, SUS, e outros), em torno de 22 a 25 milhões/ano, ou seja cerca de 2,1 milhões por mês. Isto significa mais de 500 mil para cada distrito, quase o dobro do que recebem hoje. Mais 400 a 500 empregos.
Será que seu distrito recebe hoje esses 300 mil por mês em benefícios, como acima especificado?
Santa Quitéria não perderia com isso, pois teria uma redução de recursos em torno de 0,2 (passaria de 2.0 para 1.8) o que significa menos de 10 milhões/ano e ficaria desobrigada dos 4 distritos. Ou seja, mais recursos para a região.

Fonte: Blog vereador Braguinha

domingo, 26 de junho de 2011

Festa da XX Exposição Agropecuária de Santa Quitéria


      Foram cinco dias de festa de uma das maiores do calendário quteriense. A XX Exposição Agropecuária de Santa Quitéria começou terça-feira, dia 21 de Junho com o Festival de quadrilhas e foi encerrada na manhã do último sábado, 25, com a premiação dos melhores deste evento.
     Algumas semanas antes do início da Exposição, havia uma ameaça da sua não realização, pois os problemas políticos porque passa o município não favoreciam para a ajuda do Governo do Estado.
     Segundo o prefeito em exercício José Haroldo Martins Filho, a festa foi feita com recursos próprios. "Foi quinze dias de trabalho. Uma luta com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria. Eu acredito que as pessoas saibam o que Santa Quitéria passa na política, especialmente, entra prefeito, sai prefeito". O prefeito em exercício explicou as dificuldades de conseguir os recursos: "Dificuldades sim, principalmente financeira. Tirei, com dificuldades, poderia ter feito obras e obras, mas tem um calendário". 
     A XX Exposição Agropecuária de Santa Quitéria contou com a participação de criadores de diversas regiões do Ceará e principalmente de expositores do município que trouxeram animais de várias raças de espécies de caprinos, ouvinos e bovinos e conseguiram premiação e negociação de alguns destes.
     O encerramento aconteceu na manhã deste sábado com a premiação dos melhores da XX Exposição Agropecuária de Santa Quitéria. Criadores, secretários, colaboradores de um modo geral receberam homenagens. O radialista Wanderley Moizés da Rádio Cidade FM foi homenageado com um troféu de melhor cobertura de imprensa do evento. 

VEJA FOTOS DO DIA DO ENCERRAMENTO :












Detento no regime semi-aberto é flagrado com 45 pedras de crack


     A polícia militar de Santa Quitéria prendeu em flagrante nesta sexta-feira, Celso Rodrigues de Sousa, residente no bairro Pereiros. Segundo informações, ele portava 45 pedras de crack quando uma viatura da PM o encontrou, por volta das 17:30 horas, momento em que o mesmo iria dormir na Cadeia Pública onde já cumpre pena(9 anos) em regime semi-aberto.
     Numa ronda rotineira da viatura 4411 da PM, comandada pelo Sargento Silveira, o homem  foi visto em atitude suspeita e antes que a polícia se aproximasse, ele jogou um saco plástico fora. Depois os policias ordenaram que ele fosse buscar o objeto. Flagrado com a droga, ele acabou escapando. Minutos depois o detento foi capturado na chegada ao presídio.  Isso causa uma preocupação muito grande para às autoridades e população, sendo um forte indício de que as drogas não pararam de entrar na cadeia pública de de Santa Quitéria e a segurança do presídio necessita de sérios cuidados.
     Celso, agora vai responder por mais um crime, o do Artigo 33 do Código Penal Brasileiro e deve complicar, ainda mais, sua situação na Justiça.

Santa Quitéria: município das "eleições canceladas"


     Estava marcada para este domingo, 26 de Junho, a eleição para presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Quitéria também foi cancelada, em decisão de 2ª Instância, no Tribunal Regional do Trabalho, pela desembargadora Maria Roselli Mendes Alencar que expediu uma liminar cancelando as referidas eleições, a exemplo do que aconteceu com a Eleição Suplementar para prefeito, em Dezembro do ano passado, quando foi suspensa faltando quatro dias para sua realização.
     No fim de 2010, a 5ª Vara do Trabalho de Crateús decidiu pela anulação da eleição de Ângela Cassimiro, vencedora da disputa em 7 de Novembro do mesmo ano, prorrogando o mandato do então presidente Raimundo Elias e determinando novas eleições.
     A chapa 2, encabeçada por Ângela, entrou com pedido de cancelamento do pleito e posse de uma diretoria interina, porém a desembargadora concedeu o primeiro pedido, mas manteve a atual diretoria, com Raimundo Elias na presidência. Para aumentar a indefinição, ainda não se sabe o que vai acontecer, no que se diz respeito à eleição. O jeito agora, é esperar o próximo capítulo. 
      Duas chapas concorriam e fizeram uma intensa campanha nos dois últimos meses que antecederam a data do pleito, inclusive uma batalha judicial foi travada nos bastidores, com ambas as chapas tentando manter ou reverter a situação, de acordo com seus respectivos interesses.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Homem é morto com um tiro na estrada da fazenda São Pedro

    José Valdir de Mesquita, 48 anos, que era vigilante e residia na rua José Baltazar, no bairro Flores, foi morto com um tiro nas costelas, na estrada que dá acesso à fazenda São Pedro, a 1 km da cidade de Santa Quitéria.
    A polícia recebeu uma informação de que um homem estava caído em uma moto(foto) Honda Bros, cor vermelha, placas HWJ 4005, em frente a uma casa. Ao verificar, percebeu-se que se tratava de uma lesão a bala e que a vítima já estava agonizando. De imediato,Valdir foi socorrido para o Hospital Municipal, mas antes de chegar, veio a óbito.
    Segundo informações, o rastro de sangue seguiu a vítima  desde a frente de uma casa abandonada que fica na margem da estrada, a aproximadamente, uns 100 metros. Há suspeitas de que Valdir tenha sido vítima de um assalto e por algum desacordo com os supostos assaltantes, foi atingido por uma bala.
    Um  outro homem que pediu para não ser identificado e que trafegava pela mesma estrada, disse ao Santa Quitéria de Verdade, que foi avisado por uma terceira pessoa de que estava acontecendo um assalto logo a frente. O homem  trazia uma mulher para o hospital para ganhar neném e por isso teve que continuar a viajem, mas, segundo ele, não percebeu qualquer movimento no caminho. Essa informação reforça a tese de assalto, apesar que, aparentemente, os supostos bandidos não levaram nada do homem baleado.
     A polícia  fez buscas pelos arredores e em alguns bairros próximos, mas até as últimas informações, ninguém havia sido preso.
     NOVAS INFORMAÇÕES
     As investigações sobre a morte de José Valdir de Mesquita continuam sendo feitas. Neste Sábado, o delegado de polícia civil de Santa Quitéria, Kim Barreto, ouviu um cidadão que estava sendo assaltado na hora em que Valdir passou e foi atingido. O nome da vítima não foi divulgado por motivo de segurança. De acordo com informações da polícia civil, O homem e sua esposa estavam sob o controle de três elementos encapuçados, dois com revólveres e um com um facão e que tentavam colocar sua para funcionar e não conseguiam - a motocicleta tinha segredo - quando a vítima fatal passou pelo local, numa casa abandonada, na Fazenda Hilário, momento em que os assaltantes mandaram parar e ele não obedeceu, sendo atingido por um tiro. Quando os bandidos perceberam que haviam acertado Valdir, se evadiram da cena do crime, deixando as outras vítimas. A mulher que via a humilhação com seu marido, já estava passando mal e quando ouviu o tiro desmaiou. O casal era mantido sob a mira das armas, atrás da casa abandonada.
     A polícia já tem alguns suspeitos, mas não revelou os nomes para não atrapalhar as investigações.  

XX Exposição Agropecuária de Santa Quitéria