domingo, 6 de maio de 2012

Câmara aprova projeto que centraliza emissão de carteiras e estudantes se revoltam



A Câmara Municipal de Santa Quitéria aprovou na sessão itinerante de sexta-feira, em Riacho das Pedras, um Projeto de Lei(PL) que, dentre outras coisas, concede exclusividade à União Municipal dos Estudantes de Santa Quitéria(UMESQ) na emissão da carteiras de estudante que garante 50%  de desconto em transportes intermuncipais, eventos, etc. no município.
O PL que é de autoria do vereador Raimundo Parente, foi aprovado por sete votos a dois, em votação aconteceu  uma semana depois do pedido de vistas do vereador Augací Protásio que, juntamente com seu colega José Braga Barroso, votou contra a proposta.
Tudo isso acontece em meio ao processo de criação de uma nova entidade, a Associação Municipal dos Estudantes de santa Quitéria(AMESQ), que foi recentemente fundada por iniciativa de estudantes da Escola de Ensino Médio Arací Magalhães Martins e que têm a aprovação da grande parte dos alunos de diversas escolas do município provocando muita discussão nos bastidores onde ambas as entidades se acusam de envolvimento político-partidário.
Sobre esta questão nota-se claramente, que existe a influência política. A criação e condução de eventos - até agora só aconteceu um - da UMESQ foi conduzida por Jean Siqueira que já teve ligação com entidades dessa classe anos atrás e é, politicamente, ligado ao grupo liderado pelo PSDB em Santa Quitéria, assim como, a diretoria que tem sua maior parte formada por pessoas simpatizantes do mesmo partido.
Já a AMESQ que foi criada no último dia 28 de abril, foi prestigiada apenas pelo grupo político liderado pelo PMDB, muito embora, as principais lideranças dessa facção política não tenham sido convidadas oficialmente. Todas as autoridades do Executivo e do Legislativo Municipal receberam convites oficiais, mas não compareceram, com exceção dos vereadores José Braga Braga Barroso e Augací Protásio. Estes estudantes estão contando com o apoio da Associação dos Estudantes do Ceará(ASESC), respaldados pelo seu presidente Cláudio Rocha que participou da fundação. Por estas ausências e presenças, a nova entidade estudantil também foi acusada de envolvimento com a política partidária.
Alheios às jogadas da política, centenas de estudantes deverão fazer uma manifestação na próxima sexta-feira, às 8:30 horas, saindo do pátio da Prefeitura indo até à Câmara Municipal, onde defenderão a queda do projeto e protestarão também, contra os vereadores que o aprovaram, foi o que informou o Blog da AMESQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário