terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pesquisa do IBOPE para prefeito de Santa Quitéria


http://hotsite.diariodonordeste.com.br/diariouploads/uploads/51e74ffce867d0833b94e88a2b7f49f1.jpgA diferença do primeiro para o segundo colocado, conforme o relatório da pesquisa, é de apenas dois pontos
Dois candidatos à Prefeitura do Município de Santa Quitéria estão tecnicamente empatados, embora Fabiano Magalhães de Mesquita (Fabiano) esteja dois pontos percentuais à frente do segundo colocado, segundo o relatório do Ibope, em pesquisa realizada naquela localidade entre os dias 14 e 15 de setembro últimos, contratada pela TV Diário, uma das empresas de comunicação integrantes do Sistema Verdes Mares.
Em Santa Quitéria estão disputando a Prefeitura três candidatos: Fabiano Magalhães de Mesquita, registrado na Justiça Eleitoral como Fabiano, representando o PMDB, liderando a Coligação Unidos Por uma Santa Quitéria de Todos. O segundo nome é Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa, registrado como Tomás Figueiredo, apresentado pelo PSDB encabeçando a Coligação Santa Quitéria de Volta ao Trabalho. O terceiro é Francisco das Chagas Magalhães Mesquita, registrado como Chagas Mesquita, indicado pelo PSD à frente da Coligação Santa Quitéria No Rumo Certo.
A pesquisa do Ibope ouviu um total de 301 eleitores, maiores de 16 anos, com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Ela foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.
Números
Segundo o relatório do Ibope, na primeira parte da pesquisa, a denominada de estimulada, quando o entrevista apresenta a relação de candidatos a prefeito do Município ao eleitor e pergunta em qual deles ele votará, o resultado indica um empate técnico com ligeira vantagem de dois pontos percentuais entre o primeiro e o segundo colocados. O candidato registrado como Fabiano tem a preferência de 37% dos eleitores da cidade, seguido do postulante Tomás Figueiredo com 35%. O terceiro colocado é Chagas Mesquita com 22% das preferências do eleitorado local. Apenas 1% ficou com o nulo e branco e 4% com o não sabe ou não responderam.
Na segunda parte da pesquisa, chamada de espontânea pelo fato de os entrevistados perguntarem em quem o eleitor votaria para prefeito se a eleição fosse hoje, sem, no entanto, apresentar nomes de candidatos. Chagas Mesquita foi apontado por 18% dos entrevistados, seguido de Tomás Figueiredo com 33% das citações e Fabiano com 36%.
Rejeição
O modelo de amostragem utilizado na pesquisa é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os conglomerados com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida do tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.
Após os entrevistadores do Ibope perguntarem aos eleitores em quem votaria para prefeito de Santa Quitéria, tanto com a apresentação da relação de candidatos, quanto sem apresentar nomes de postulantes, foi feita uma terceira indagação que é da rejeição. O entrevistador pergunta ao eleitor em qual candidato ele "não votaria de jeito nenhum".
Nesta parte da pesquisa o líder é Tomás Figueiredo. Ele é rejeitado por 37% dos eleitores. O segundo mais rejeitado, Fabiano, tem 13 pontos percentuais a menos e ficou com 24% de rejeição. O terceiro mais rejeitado é Chagas Mesquita que ficou com 23%. Tecnicamente os dois últimos estão empatados nessa parte da pesquisa. 10% dos eleitores disseram poder votar em todos os candidatos e 12% ficaram com o não sabe ou não responderam, diz o relatório do Ibope.
49% dos eleitores do Município de Santa Quitéria estão muito interessada na campanha eleitoral deste ano. 29% responderam que têm interesse médio, 18% estão com pouco interesse, e apenas 4% responderam não ter nenhum interesse.
O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de amostra. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, segundo o relatório final da pesquisa apresentado pelo Ibope.
14% dos eleitores acham que é ótima a administração do atual prefeito Chagas Mesquita, 33% consideram-na boa, 30% dizem ser regular, 5% ruim e 12% acham que é péssima.

http://hotsite.diariodonordeste.com.br/diariouploads/uploads/51e74ffce867d0833b94e88a2b7f49f1.jpg
 Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário