terça-feira, 16 de outubro de 2012

Eleição da Câmara: vem aí mais uma guerra nos bastidores


A eleição para renovação da mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Quitéria só acontecerá no dia 1º de janeiro, mas, nos bastidores, as articulações já começaram.
Nos últimos anos, a disputa pelo comando do Legislativo tem sido muito polêmica. Em novembro de 2010, a eleição só foi decida momentos antes de iniciar a sessão quando Haroldo Martins ficou na condição de se eleger presidente. Apesar do "big brother" promovido por um dos grupos não foi suficiente para garantir o resultado.
Tendo esta situação como exemplo, todo cuidado é pouco entre os vereadores eleitos, pois, com uma maioria, de um voto, tudo pode acontecer e qualquer um dos treze poderá se tornar o novo presidente da Câmara.
O primeiro a se manifestar com articulações foi Agamenon Silva que já fez contatos com alguns colegas na intenção de comandar o Legislativo Municipal no próximo biênio. O vereador do PP não deverá ter o apoio total de seus colegas, mas pode se aliar ao grupo de edis eleitos na coligação de Tomás Figueiredo. Esse, também pretende ter o comando da Câmara porque dispõe de quatro dos treze votos.
Favorito para "fazer a Câmara" é o grupo, também com quatro votos, do prefeito eleito Fabiano Lobo. Além de dispôr de quatro votos tem em seu favor a Prefeitura que qualquer vereador inteligente quer estar do lado do Poder para desenvolver melhor o seu trabalho.
Um, entre os quatro que estão atualmente com Fabiano, tem maiores chances de ser o novo presidente. O que pode facilitar a indicação entre eles é o poder de articulação e a força política de cada um.
Depois de todas estas possíveis situações, o certo mesmo é que tudo se decide nas últimas horas. Então, acompanhemos mais uma guerra nos bastidores da política. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário