terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Audiência Pública discute nesta quarta situação do IPESQ

A Câmara Municipal de Santa Quitéria, realizará nesta quarta-feira(29), às 8h uma ''Audiência Pública para Debater a atuação situação do Instituto de Previdência dos Servidores de Santa Quitéria(IPESQ), no Auditório Monsenhor Ximenes.
Já no dia 05 de março, no mesmo local, a Casa do Povo realizará outra ‘’Audiência Pública, onde na oportunidade irá discutir sobre a regulamentação da tarifa social de baixa renda de iluminação Pública de Santa Quitéria’’.

O presidente José Haroldo convida a todos para discutirem estes dois assuntos importantes, que foram requeridos  na Câmara Municipal, através de requerimentos do vereador Lino Paiva.(SQN) 

Padaria é assaltada no bairro Piracicaba

Na manhã desta terça-feira(28), por volta das 9h, dois elementos armados de revólveres assaltaram a Padaria e Confeitaria Criativa, que fica localizada a Rua Manuel Rufino no Bairro da Piracicaba em Santa Quitéria.
Segundo informações do único cliente que se encontrava no momento do assalto, os elementos chegaram em uma moto titan preta envelopada (adesivada), sem placa,  um ficou na moto e o outro adentrou ao estabelecimento comercial e anunciou o assalto escorando o cliente e levando seu celular, já as duas atendentes saíram para o interior da padaria onde também se encontrava o proprietário que não foi avisado sobre o caso devido o nervosismo das funcionárias. O elemento ainda se dirigiu ao caixa e levou todo o dinheiro ali existente.  
Vale ressaltar que esta padaria tem pouco tempo na cidade e com este já é o  quarto assalto sofrido por este estabelecimento comercial.

Os elementos saíram em disparada rumo ignorado, a polícia foi acionada e está em busca dos bandidos.(SQN)

Chuva com vento derruba parede de galpão de loja em Santa Quitéria

Na tarde desta segunda-feira(27), por volta das 16h30min, uma pancada de chuva, de 14,8 milímetros, acompanhada de uma forte ventania, causou prejuízos a vários moradores da cidade, sendo que um depósito da Loja A Credinorte Móveis, que fica localizado no km 1 da CE que liga Santa Quitéria a cidade de Catunda, nas proximidades do Mini-Distrito Industrial, veio abaixo.
Segundo informações de funcionários que não souberam calcular os estragos, o depósito  é novo e funciona como uma distribuidora para as demais lojas da região, vários móveis e eletrodomésticos como, freezers, antenas parabólicas, armários, estantes, cadeiras, além de outros, estavam no momento do acidente que foi ocasionado pela pancada dos fortes ventos na grande extensão da parede, que não suportou e veio abaixo.
A A Credinorte Móveis é uma empresa maranhense que possui no Ceará em torno de 35 lojas,  os móveis não são assegurados, ficando assim, o prejuízo para a própria empresa. 
Outras empresas e residências foram atingidas pelas fortes pancadas de chuvas com ventos, inclusive a Rádio Itatáia de Santa Quitéria que estava fora do ar nesta manhã de terça-feira, também teve o prédio do seus transmissores com problemas.(SQN/SQV)


Dois jovens quiterienses são executados em Fortaleza

No final da tarde desta segunda (27/02),dois homens foram mortos a bala na rua Antonio Mendes, bairro Jardim América 2 em Fortaleza. As vitimas estavam em uma moto modelo Yamaha placa HWV 7815, quando foram interceptados por um veiculo Logan prata com dois homens encapuzados efetuando disparos utilizando uma pistola 380.
Policiais da Divisão de Homicídios informaram que as vitimas não seriam da área do crime e que ambos seriam primos e vendedores de tapioca. Morreu no local, Raimundo Edmar Souza Junior, 23 anos e Francisco da Silva Vieira Sales, naturais de Santa Quitéria.
De acordo com informações de familiares as vitimas não teriam passagem pela policia e não seriam usuários de drogas.
O Coronel F. Souto que atendeu a ocorrência disse que as informações são sucintas e que as vitimas estavam conversando quando o veiculo conduzido pelos assassinos chegou deflagrando vários disparos e seguiram rumo ignorado.
FAMILIARES
A notícia do assassinato de dois jovens quiterienses que moravam em Fortaleza abalou a todos os familiares dos mesmos, que moram nas localidades de Capoeira (Rio do Macaco),  Caatinga Vermelha e no bairro Primavera, onde reside a mãe de Júnior, Socorro Sales que casada com um pastor de uma Igreja Evangélica no bairro Botafogo.

De acordo com informações, os dois ganhavam a vida como vendedores de tapioca, na capital cearense, como vários outros jovens de Santa Quitéria fazem em busca de um sustento digno. (Santa Quitéria Destaque/SQV)

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FEIRANTES: Atendimento precário afastam clientes no mercado publico de Santa Quitéria.

Um lugar agitado, mesas do lado de fora e do lado de dentro próximo às lanchonetes, apertado para passar ,  muito quente e abafado.
Precisando de cuidados e de manutenção, devido a muita sujeira no chão e nas paredes, com banheiros impublicáveis e desaconselháveis para as mulheres. Assim está o Mercado Publico de Santa Quitéria.
As pessoas que freqüentam o lugar a procura de produtos frescos e baixo preço reclamam da higiene, configurada pelos restos de verduras e frutas, que segundo elas está precária. Tanto na parte interna, quanto na externa, os freqüentadores criticam a falta de manuseio com os alimentos, com feirantes atendendo sem camisa e deixando em contato direto com o chão, produtos como sacos de farinha e feijão.
Sabemos que a equipe de limpeza da prefeitura diariamente realiza os trabalhos de remoção do lixo, mais ainda resta muita coisa a ser feita, destacando o pouco espaço do estacionamento que ainda necessita de organização
 
Santa Quiteria Destaque

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Jovens tentam assassinar rivais de gangues em Santa Quitéria

A polícia prendeu e apreendeu um maior e um menor residentes no bairro Cinzas, na tarde deste sábado, no bairro das Flores, que teriam tentado contra a vida de outros dois jovens moradores do bairro dos Pereiros. Tudo isso por causa dos confrontos de gangues que acontecem na cidade há anos.
O maior, identificado como Giliarde e um menor de inicial A, armados com um revolver calibre 22, teriam tentado alvejar, o já conhecido da polícia, Fred Júnior e um adolescente(menor) que também já tem passagens pela polícia. Para a sorte dos rapazes do bairro Pereiros, apesar de ter sido acionado por várias vezes, a arma não disparou. Percebendo a falha, Fred Júnior e o seu amigo teriam tomado a arma, imobilizado os dois rivais e depois chamaram a polícia que os trouxeram para a Delegacia para os procedimentos legais.



 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vereadores pedem mais segurança sessão da Câmara em Macaraú

A Câmara Municipal de Santa Quitéria, que tem como presidente o vereador José Haroldo Martins Filho, foi ao distrito de Macaraú nesta  sexta-feira(24), em uma Sessão Itinerante que teria sido marcada em primeiro momento dentro do calendário aprovado para 2012 às 8h, mas que  devido o sepultamento da senhora Maria Célia Muniz Sales, foi marcada para ás 14h, como o sepultamento foi remarcado para o período da tarde e todos os vereadores queriam prestar também a última homenagem a esta cidadã de bem de nossa comunidade, a sessão foi novamente remarcada para o seu horário regimental.

A população do Distrito de Macaraú compareceu para acompanhar os trabalhos dos edis,  não em grande número, mas o suficiente para pedirem aos vereadores para reivindicarem assuntos de interesse da população.
Todos os vereadores subiram a tribuna e bateram na questão da falta de segurança pública em Santa Quitéria, falando em especial no último caso acontecido com o empresário Beto Magalhães. O presidente da Casa convidou a todos os vereadores para na quarta ou na quinta-feira irem mais uma vez na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social para pedir ao governo mais segurança.(SQN)

Fugitivo se entrega e polícia prende mais dois em Santa Quitéria

Del. Kim Barreto
No dia 24 de fevereiro de 2012, aproximadamente às 16h00min, entregou-se, na companhia de seu advogado, DAYVID BRUNO PEREIRA DE SOUZA, vulgo BRUNO DA RILZA, 19 anos, estava em liberdade e já havia sido preso pela Polícia Civil pelo homicídio do menor conhecido como RAIMUNDINHO por causa da rixa existente entre os bairros Pereiros e Cinzas.
BRUNO DA RILZA foi preso em flagrante novamente por outro crime, o qual não será revelado para não prejudicar as investigações. No dia 17 de fevereiro, quando fugiu ardilosamente da delegacia, pois no local havia um policial para realizar o flagrante e tomar conta do preso, enquanto todos os outros estavam em diligências fora delegacia procurando pistas de outros fatos que aconteceram no mesmo e no dia da noite anterior.
Imediatamente, a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, efetuou diversas buscas e saturou a área onde o suspeito se escondia, ou seja, entre a fazenda Milagres, o bairro das Flores e dos Pereiros, pressionando-o e fechando o cerco ao mesmo.
De acordo com o delegado Kim Barreto, "a própria família foi avisada que era melhor ele se entregar imediatamente, do que viver permanentemente escondido ou reagir com uma arma ao cerco da Polícia e acontecer o pior para ele. Agora, além do crime pelo qual foi novamente preso, BRUNO DA RILZA vai responder por dano ao patrimônio público da algema, cuja pena pode chegar a até três anos de cadeia".
Ao concluir o delegado acrescentou: "Quando realizávamos as buscas, encontramos ainda mais dois foragidos: RAIMUNDO MUNIZ LIMA, vulgo RAIMUNDINHO, 23 anos, que se encontrava em uma comunidade no Rio de Janeiro e veio passar o carnaval em Santa Quitéria e responde pela tentativa de homicídio da pessoa conhecida como GENERAL, além de FRANCISCO ANTÔNIO SANTOS LIMA, vulgo DA TETER, 26 anos, que estava escondido no bairro das Cinzas e responde por furto qualificado. Dessa forma, retira-se mais três indivíduos perigosos de circulação".(SQN)

Mais uma sessão de assaltos em Santa Quitéria


Mais assaltos foram registrados pela polícia durante esta sexta-feira, em Santa Quitéria.
Por voltas de 11 horas da manhã, dois elementos armados de revólveres assaltaram pai e filho que trafegavam pela CE - 257, em motocicleta. Pedro Farias de Sousa e João Paulo Farias de Sousa, residentes na fazenda Luvas, foram abordados próximo ao lixão que fica a 3 km da cidade. Os bandidos, aparentemente menores, levaram R$ 20,00 de Pedro e R$ 90,00 de João Paulo.
Outras tentativas foram feitas pelos meliantes, chegando a atirar em alguns carros que passavam naquele momento pelo local.
Apenas os ocupantes da motocicleta fizeram B.O. na Delegacia de Polícia de Santa Quitéria.

OUTRO ASSALTO
Por volta das 12:30 horas, os policiais foram chamados para outra ocorrência. Dessa vez na localidade de Areias, a 1 km da cidade de Santa Quitéria.
Um senhor de aproximadamente 48 anos, foi parado por dois homens armados de faca quando transitava em sua motocicleta por uma estrada carroçavel. Um dos elementos lhe escorou com a arma branca, enquanto o outro fazia "uma geral" tomando alguns objetos do cidadão e cortaram os pneus do seu veículo.
A polícia chegou rápido ao local e segundo a vítima, os bandidos ainda estavam próximos dali. Com o nervosismo da vítima, com os assaltantes ainda por perto, não deu pra polícia fazer a identificação do cidadão no local, mas o orientando a registrar a ocorrência na Delegacia. 

Discurso dolorido de Marcelo Magalhães suplica por "segurança dígna"

Na Missa de 7º dia de seu irmão Carlos Roberto Martins Magalhães, o empresário e presidente da CDL Marcelo Magalhães, emociona-se e emociona a todos ao contar como era a vida da família com o ''Beto''.  Marcelo dentre muitas palavras não esqueceu de citar a fortaleza que é o seu pai Orlando Magalhães e de pedir justiça as autoridades.
No final de seu discurso dolorido, Marcelo suplicou às autoridades por uma segurança mais digna, intensificando o que já vinha fazendo antes da morte do irmão. "No rosto de cada cidadão de Santa Quitéria, estampada a surpresa, a tristeza e o medo de ser chamado de próximo. Por certo muitos estão indignados, mas o medo faz calar. Ora, se Beto que nada disse que nada falou, deram a ele uma sentença de morte de um verdadeiro assassino, de um bandido vil. Queremos acreditar que daqui pra frente tudo será diferente que as autoridades responsáveis pela segurança pública entendam o quanto santa Quitéria esta desprezada nessa área e concluo aqui com uma pergunta “ quantas vidas de Quiteriense mais serão ceifadas por essa violência para que as autoridades passem a entender as nossas súplicas por uma segurança mais digna”? Esperamos que esta seja a última. Caso as providências sejam tomadas pelas autoridades, nós agradecemos, mais mesmo assim o preço foi muito alto''. (SQN) 

Medo e insegurança toma conta de Santa Quitéria.

Sorria você esta sendo MONITORADO por assaltantes.
Se não bastasse o temor ter sua residência, comercio ou, "simplesmente" ser abordado pela rua por marginais, agora temos que dobrar as atenções para quem se aproxima com receio de ser assaltado.Cuidado, os marginais podem estar monitorando sua rotina.
As câmeras de monitoramento do município instaladas em pontos estratégicos da cidade para poder auxiliar a polícia local no combate a marginalidade aparentemente não funcionam. Vários casos de crimes como assalto, roubos e por ultimo, homicídio as tal câmeras não fizeram nenhum registro
O recomendável é que no mínimo a cada dois meses as máquinas passem por uma revisão, já que elas funcionam 24h expostas ao sol e chuva. Com um investimento altíssimo, as câmeras de monitoramento de Santa Quitéria em resumo é: Dinheiro jogado fora.
 
Santa Quitéria Destaque

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sessão Itinerante em Macaraú será à tarde

Acontecerá nesta  sexta-feira(24), às 14h no distrito de Macaraú, a Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Santa Quitéria, onde contará com a presença de todos os vereadores e servidores do Poder Legislativo.
O presidente da Câmara vereador José Haroldo Martins Filho e a Mesa de Diretora da Casa, resolveram realizar a sessão  neste horário das 14h, saindo assim de seu horário regimental, devido o sepultamento da senhora Maria Célia Muniz Sales, que acontecerá na manhã de sexta-feira. Maria Célia , faleceu nesta quinta-feira(23), na sede do município.
A população do Distrito de Macaraú  aguarda com ansiedade esta itinerante para fazerem as  cobranças ao Poder Executivo através dos  vereadores quiterienses.(SQN)

Audiência pública sobre IPESQ foi adiada para dia 29 de fevereiro

Em virtude do falecimento da senhora Maria Célia, a Cãmara Municipal adiou a audiência pública que aconteceria na manhã desta quinta-feira no Salão Paroquial.
Algumas pessoas já estavam no local para início dos trabalhos, quando receberam a notícia fatal. Com  bom senso, os promoventes resolveram remarcar para o dia 29 de fevereiro próximo, no mesmo horário e local.
O encontro,que foi uma solicitação do vereador Lino Paiva, é para discutir a situação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do município(IPESQ). 

Polícia confirma que corpo encontrado no bueiro é de Maria Célia

O sargento Linhares nos confirmou agora a pouco que o corpo encontrado submerso no bueiro, no início da CE - 176, é mesmo da esposa do Sr. José Sales. Segundo o policial, um irmão da vítima veio ao local e apesar da pouca visibilidade do corpo que estava mergulhado, ele a reconheceu pelas suas vestes.
A dona de casa Maria Célia Muniz Sales, 61 anos, saiu de casa, na rua Delmiro Gouveia, 215, no Centro, por volta das 5:30 horas da manhã desta quinta-feira, para caminhar, como fazia todas as manhãs, acompanhada de um outra mulher que lhe prestava serviço. Maria Céli ficou esperando a moça que fora à padaria. Quando a acompanhante voltou, não mais a encontrou.

Depois de algum tempo sem notícias, a polícia foi acionada e com suspeita de sequestro, logo começou a procurar pela dona de casa. Aproximadamente, uma hora depois recebeu a informação de que um corpo foi visto, submerso, nas águas de um bueiro, na saída para Catunda.
Ainda não se sabe o motivo da morte da mulher. Há suspeitas de que possa ter acontecido alguma espécie de convulsão, porém, não há confirmação.  

Corpo de uma mulher é encontrado em bueiro em Santa Quitéria


Foi encontrado agora a pouco, numa vala, na saída da CE-176, um corpo de uma mulher de aproximadamente 60 anos de idade.
Desde cedo, entre 5:30 e 6 horas da manhã, a polícia já procurava por Maria Célia Sales, esposa do Sr. José Sales, que desapareceu durante uma caminhada matinal, inclusive trabalhava-se com a possibilidade de sequestro. Policiais caíram em campo e logo, por volta de 8:30 horas, tiveram a informação de um corpo que estava, quase submerso nas águas de um bueiro, a 40 metros da zona urbana, na saída para a cidade de Catunda.
Ainda não há a confirmação de quem seja o corpo encontrado, pois está mergulhado no bueiro e não poderá ser removido antes da chegada da perícia.
A características e a situação, aparantemente correspondem com a da mulher desaparecida, mas ainda não se pode afirmar veementemente, se o corpo é de Maria Célia.
As polícias Civil e Militar, DEMUTRAN e o Pró-cidadania estão no local tentando controlar o grande número de curiosos e o fluxo de veículos que passam pelo local
.
Em breve mais informações.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Motorista embreagado é preso após atropelar três pessoas em Hidrolândia


Na noite deste últmo dia de Carnaval, na cidade de Hidrolândia, por volta das 22 horas, um motorista embeagado atropelou três pessoas que estavam parados na avenida Cláudio Camelo Timbó, montados em suas motocicletas.
O mecânico Raimundo Paiva da Silva, vulgo Raimundo da Oficina, de 47 anos, residente no bairro da Caixa D'água, conduzia um automóvel Chevette, cor cinza, HTZ - 8890 - Tianguá, quando atropelou Francisco Erineudo G. Bertoldo que teve uma perna fraturada e Antônia Wanessa G. Martins que teve fratura em duas partes numa das pernas. O casal que estavam parados numa motocicleta a márgem da via pública, foram transferidos para à Santa Casa de Sobral.
A terceira vítima, Francisco Wires Andrade da Silva, foi hospitalizado no hospital de Hidrolândia com menas gravidade.
A polícia foi chamada e teve muito trabalho para dominar Raimundo da Oficina que reagiu à prisão, inclusive agredindo a um dos policiais, que no momento eram dois. Com a resistência, a PM chamou reforço das cidades de Ipueiras e Ipú, de onde vieram duas viaturas com mais homens, somando oito policiais que terminaram o trabalho de prisão começado pelos policias CB Messias e SD Rubemar.
Raimundo foi levado para o posto da P.R.E. em Vrjota para fazer o teste do bafômetro e foi constatada concentração de 0,73 miligrama de álcool por litro de ar expirado do motorista, autuado em flagrante na Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria e ficará à disposição da Justiça.

"Boneco Doido" vence carnaval de Santa Quitéria;

Para quem caiu na folia de carnaval agora é só se programar para voltar a rotina do dia-a-dia. Chegou ao fim a maior festa popular brasileira.
O inicio para a despedida do carnaval 2012 aconteceu logo cedo com o resultado dos blocos que se apresentaram na noite de sábado, onde se sagrou campeão o bloco "Boneco Doido", seguido por Crocodilos e Vou Vomito e Volto. Durante a passagem dos blocos, não houve registro de confusão e a alegria predominou. Após brincar nas ruas com as fantasias e abadas, muitos voltaram para casa no início da noite e outros permaneceram para curtir os últimos momentos ao som das bandas Saradões Eletrico e Patrulha.
 
Santa Quitéria Destque

TIM volta a irritar clientes quiterienses com falhas na conexão.

A TIM, empresa de telefonia está causando um grande desconforto entre vários clientes de Santa Quitéria. O problema é o de sempre, que é falha nas conexões, quando fazem as ligações. Normalmente, eles dizem assim "sua chamada está sendo encaminhada para caixa de mensagens e estará sujeiro a cobrança após o sinal". As falhas vão de celulares mudos (sem serviço), passando por ligações incompletas, até chegar numa mensagem que já está tirando os usuários do sério: Uma tal de "rede ocupada".
Quem usa comercialmente o serviço já contabiliza prejuízos. Vendas deixam de ser fechadas, compromissos são cancelados e constrangimentos se acumulam já que muitas vezes, quem liga não consegue completar a ligação, mesmo que a pessoa no outro lado da linha esteja com o celular ligado. Quem quiser reclamar da operadora através da abertura de um procedimento, entre em contato com a Anatel. Se preferir, ligue 133. É grátis.(AVSQ)

Missa 7º dia de Beto do Martmag

A contecerá nesta quinta-feira(24), ás 17h30min, a Missa de 7º Dia de falecimento do empresário Carlos Roberto Martins Magalhães,(O Beto da rede de Supermercados Martimag), que realizar-se-a na Igreja Matriz de Santa Quitéria.

Os familiares agradecem a todos aqueles que participarem deste ato de fé e solidariedade cristã(SQN)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Funcionalismo da Prefeitura terá oportunidade para discutir situação do IPESQ


A Câmara Municipal de Santa Quitéria realizará nesta quinta-feira, 23/02, às 8 horas, no Salão Paroquial, uma audiência pública para discutir a situação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do município(IPESQ).
A audiência que foi uma solicitação do vereador Lino Paiva, deverá contará com a participação de vereadores, prefeito e especialmente dos funcionários municipais.
O IPESQ é um setor do município que movimenta mais R$ 12 milhões.

Caso Beto do Martmag: polícia descobre autor intelectual do crime

Nesta segunda -feira(21), após quatro dias do crime, o delegado de Santa Quitéria Kim Barreto(foto), divulgou o nome do acusado de ser o mentor intelectual da tentativa de assalto que aconteceu na última sexta-feira ao Supermercados Martimag  e que  acabou por vitimar com três tiros, o empresário Carlos Roberto Martins Magalhães (Beto do Martimag).

Segundo o delegado, trata-se de Benedito Silva de Sousa(vulgo Benedito do Botafogo), que já tem várias passagens pela polícia por assaltos.
''...Conseguimos com o apoio do Poder Judiciário, fizemos a prisão de um indivíduo, conhecido já da polícia, que é o Benedito Silva de Sousa(vulgo Benedito do Botafogo), ele foi o principal responsável por este homicídio. Eram no mínimo três pessoas, onde um deles disparou contra o Beto, dois deles estavam sem máscara e possivelmente não são de Santa Quitéria, já o Benedito que é daqui e conhece todo o movimento dos comerciantes local,  é para a polícia Civil, foi ele que planejou, premeditou e arregimentou os outros dois indivíduos. Ele já se encontra preso desde domingo(ontem), no presídio a disposição da justiça...''(Falou Kim Barreto).
O Delegado citou também a grande ajuda da PM, que tem como comandante o Capitão Temóteo, que junto com seus comandados sempre buscaram ajudar a Polícia Civil neste caso.  Disse ainda que os outros dois bandidos podem ser de outro município.(SQN)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dep. Federal Genecias Noronha visita Santa Quitéria.

O deputado federal Genecias Noronha(PMDB) esteve nesta segunda-feira, visitando o município de Santa Quitéria, em um almoço oferecido pelo vereador Agamenon Silva, numa chácara no bairro Botafogo.
O vereador José Braga Barrozo, outros vereadores e alguns políticos participaram do encontro.
Alguns temas, como conjuntura política para as eleições municipais e segurança, foram discutidos com o deputado.
Em entrevista à imprensa local, Genecias falou dos benefícios com a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Ele defendeu candidatura própria do PMDB em Fortaleza.
Com relação ao município quiteriense, Noronha disse que deseja a união de seus dois apoiadores - Agamenon e Braguinha - em um mesmo palanque e que, se isso não for possível, será sempre amigo dos dois.

Briga de gangues: balaços no 'segundo round' do Carnaval


Depois de mais um confronto entre gangues dos bairros Pereiros e Cinzas, no primeiro dia de carnaval em Santa Quitéria, marcado por perfurações a faca(foram três vítimas graves), veio o "segundo round", com arma de fogo.
Ainda na noite de sábado, tivemos informações de que alguns disparos foram feitos no bairro das Cinzas, possivelmente um troco, porque dois dos Pereiros foram esfaqueados no sábado de Carnaval. Não há informações de pessoas atingidas e de quem efetuou os tiros.
Já no domingo à noite, por volta das 23 horas, foram feitos outros disparos. Dessa vez no bairro Pereiros. Uma das balas acertou a perna de um menor de 14 anos. Ao que tudo indica, sem muita gravidade, pois ninguém deu entrada no hospital local vítima de lesão a bala.
A polícia suspeita de quem seja o atirador, mas ninguém foi preso

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Plantão Hospitalar: Jovens são transferidos vitima de lesão a faca em Santa Quitéria

Durante o dia de ontem e nas primeiras horas deste domingo (19/02),o Hospital Municipal de Santa Quitéria, registrou atendimento de emergência em pacientes lesionados a faca.
Um menor de 17 anos residente no bairro Pereiros, deu entrada a 1h30 com uma perfuração a faca , em seguida foi atendido com varias perfurações por arma branca João Benedito dos Santos residente no mesmo bairro, sendo transferidos para Santa Casa de Sobral.
Ainda no plantão hospitalar as 2h45 um menor de 15 anos residente do bairro Cinzas, também foi lesionado por arma branca e recebeu atendimento de urgência e transferido para Sobral.
Ainda pela manhã nos equipe recebeu a informação de que todos os pacientes citados não correm risco de morte.

Santa Quitéria Destaque

Muita alegria marca o primeiro dia de carnaval em Santa Quitéria.

Uma noite de muita alegria tomou conta das seis bocas, local próximo ao ginásio de Santa Quitéria, onde esta sendo realizado o carnaval 2012. O primeiro dia de folia foi marcado pela tranqüilidade e, claro, por muita criatividade dos milhares de foliões que fizeram a festa ao som de Frenesi e Karkará.
O já tradicional desfile de blocos no município foi o ponta-pé inicial do Sanfolia que ao som de paredões e muita descontração, serviu como aquecimento para mostrar que Santa Quitéria também pode fazer um dos melhores carnavais do estado.
Durante a apresentação dos blocos, destacamos “Os Crocodilos” que entrou na avenida contagiando a todos trazendo uma bandeira branca, simbolizando e pedindo paz e segurança para o município.
De acordo com o prefeito Chagas Mesquita, a festividade deve atender a todos os gostos, inclusive uma festa especial para as crianças ao som da banda Tira Saia.
Com relação a parte policial durante o evento, foi registrado apenas embriaguez e desordem, ocorrências consideradas comuns em eventos com grande numero de pessoas, principalmente o carnaval.
Para os foliões e principalmente o grande numero de visitantes na cidade, o domingo será ao som de Saradões Eletrico e Solteirões do Forró.

(Santa Quitéria Destaque)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Nota do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais


A DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS ESCLARECE.
O período de mandato do Sindicato dos Servidores fora alterado, discutido em reunião com a Diretoria, registrado em ata com ampliação de mais 02(dois) anos, sendo como sugestão do vice-presidente e fora registrado em cartório. Foi levada a Assembléia Geral e aprovado em ata que também fora registrada em cartório.
O motivo que leva esta pessoa que hoje deveria estar lutando por nossos direitos juntamente com a diretoria a tentar prejudicar a imagem do SINDSEP é pelo simples fato de que este tinha um propósito de assumir os outros 02(dois) anos que faltam. Porém em reunião com a diretoria a atual Presidenta propôs a todos que esta deveria afastar-se, pois precisaria sair em viagem de estudo, como todos sabem, ela faz MESTRADO fora do país, então quem assumiria seria seu vice, que hoje questiona sua própria assinatura.
Toda a documentação fora dada entrada na Receita Federal, no Ministério do Trabalho e enviado a FETAMCE, portanto estamos totalmente legal. Qualquer dúvida dos filiados procure a DIRETORIA.

José Arteiro de Oliveira Junior
Secretario de Assuntos Jurídicos

Mais uma moto tomada de assalto e recuperado pela polícia em Santa Quitéria

Imagem ilustrativa

Um assalto seguido de lesão a bala foi registrado na noite deste sábado, 18/02, por volta das 19 horas, em Santa Quitéria, próximo ao lixão, na CE - 257 que liga à cidade de Hidrolândia.
Antônio Valter Martins Camelo, 22, residente em Hidrolândia, seguia no sentido Hidrolândia - Santa Quitéria, em sua motocicleta Honda Bros, preta, ano 2011, placas OCE - 3411, inscrição de Santa Quitéria, quando uma outra moto, não identificada, ocupada por dois  homens armados o alcançou. Valter ainda tentou fugir aumentando a velocidade do veículo, porém, foi inútil, pois os perseguidores conseguiram acompanhá-lo. Ao parar, a vítima tomou um balaço no pé esquerdo. A dupla tomou o seu transporte e fugiu em direção à Hidrolândia.
Antônio Valter foi levado para o hospital de Santa Quitéria e transferido para à Santa Casa de Sobral com fratura e a bala alojada no pé, mas sem risco de vida.
A polícia foi acionada, os soldados Mota e Araújo, que presta serviço no presídio local e está reforçando a PM no carnaval, fizeram diligências e recuperaram a motocicleta que estava a alguns metros do local do assalto, abandonada na margem da pista. Ninguém foi preso.
O veículo está na Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria, aguardando o proprietário.
Esta é a terceira motocicleta tomada em assalto que a polícia recupera em pouco mais de 24 horas, no município.

Caso Beto do Martmag: Moto usada na fuga é encontrada


A Polícia Militar da cidade de Catunda recebeu uma informação de que uma moto estaria abandonada no interior daquele município. A verificar a "dica" os policiais encontraram uma motocicleta no acentamento Bálsamo, a 24km da cidade, na divisa com Santa Quitéria.
Trata-se de moto Honda, Fan 150, cor vinho, ano 2011/2012, placas OCT - 5370, Santa Quitéria, pertencente à Manuel Vidal de Sousa, residente no bairro Pereiros, mototaxista que teve seu veículo tomado de assalto logo depois do assassinato de Beto do Martmag. A motocicleta, que foi encontrada abandonada numa estrada de barro, foi encontrada sem placas e retrovisores.
Policiais de Catunda, sob o comando do sargento Farias, trouxeram a moto para a Delegacia de Santa Quitéria, onde estava sendo entregue ao seu proprietário, de acordo com os procedimentos legais, na manhã deste sábado.

O último adeus ao Beto do Martmag


Aconteceu na manhã deste sábado(18), por volta das 11h:10min o sepultamento do empresário Carlos Roberto Martins Magalhães,(O Beto da rede de Supermercados Martimag), no cemitério de Santa Quitéria, que foi assassinado na última sexta-feira(17), em frente ao seu estabelecimento comercial.
As lágrimas da fina chuva que caía no momento de seu sepultamento, sinalizava a dor e o choro da população quiteriense, que clamam por justiça deste bárbaro acontecimento.
Compareceram ao cortejo logo após a Missa celebrada em Homenagem Póstuma, dando o último adeus ao empresário, os familiares, amigos, lideranças políticas e populares que ficaram comovidos com o acontecimento que abalou todo o município(SQN)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Caso Beto do Martmag: Nota da CDL

A Câmara de Diretores Lojistas, por sua diretoria, comunica a Vossas Senhorias o trágico acontecimento ocorrido hoje (dia 17/02/2012) pela manhã com o nosso prezado e querido cidadão quiteriense CARLOS ROBERTO MARTINS MAGALHÃES (Irmão do Presidente da CDL de Santa Quitéria, Marcelo Magalhães), vítima de um bárbaro, cruel e covarde latrocínio, que chocou a todos nós, pedindo que nos acompanhem na consternação por ter perdido um de nossos mais ilustres associados, além de um irmão, parceiro e grande amigo.
Em respeito ao que representa sua imagem  perante nossa sociedade quiteriense, sua história de vida como destacado comerciante local, excelente amigo e pai de família, solicitamos ainda que seja, da forma como melhor lhes aprouver, divulgado este fato e lamentar o ocorrido.
Por fim, desde já suplicamos o apoio de Vossas Senhorias junto às autoridades para que em nossos municípios se cerquem de mais segurança pública, garantindo a todos tal direito constitucional que, atualmente, se encontra tão mal observado.       
Agradecemos a todos a colaboração e compreensão, neste momento de dor, pesar e consternação.
Santa Quitéria, 17 de fevereiro de 2012.
DIRETORIA DA CÂMARA DE DIRETORES LOJISTAS DE SANTA QUITÉRIA

Caso Beto do Martmag: o dia em que a cidade parou


A cidade de Santa Quitéria ficou praticamente parada nesta sexta-feira, após o assassinato de Beto do Martmag. Muitos comércios nem chegaram a abriram as suas portas. Outros começaram a trabalhar mas fecharam ao meio-dia. A CDL divulgou uma nota pedindo que os comerciantes baixassem as portas às 15 horas de hoje e só reabissem amanhã, às 10 horas, quando já terá acontecido o sepultamento.A Câmara Municipal que tinha sessão ordinária marcada para esta sexta, suspendeu os trabalhos e voltará com as reuniões somente no próximo dia 24 de fevereiro, em Macaraú.
O Sanfolia, programado para começar hoje, também teve se cronograma atrasado e começará neste sábado, às 18 horas.

O SEPULTAMENTO
Os familiares do empresário Carlos Roberto Martins Magalhães,(O Beto da rede de Supermercados Martimag), avisam a todos os parente e amigos  que o corpo será velado em sua residência na Rua Dr. Luis Djaniro Lobo de Andrade, próximo a Igreja da Piracicaba e seu sepultamento acontecerá sábado às 9h com a Missa em ação de graças e em seguida o cortejo até o cemitério de Santa Quitéria.

Caso Beto do Martmag: relato do mototaxista

No momento do assassinato do empresário Beto do Martmag na manhã de sexta-feira (17), no Centro de Santa Quitéria, um dos bandidos em fuga pegou um moto-táxi conhecido como Nezinho, que conduzia a motocicleta Honda, cor vinho ano 2012.
O mototaxista esteve hoje á tarde na Delegacia de Polícia local e contou como aconteceu o fato. "Eu ouvi os tiros e saí para ver o que tinha acontecido. Antes que eu parasse alguém gritou pra eu ir chamar uma ambulância no hospital, quando um rapaz de boné, aparentando uns 30 anos, disse: não, não. Me deixa logo ali e montou na garupa e quando chegou em frente ao prédio do Moacir, começou a esfregar um negócio nas minhas costas e mandou eu parar: pára, pára, pára. Eu disse deixa eu encostar a moto. E ele disse desce agora e não olha pra minha cara e me dá o capacete. Eu parei e a moto caiu. Ele disse: me dá o capacete e não olha pra minha cara. E saiu em direção ao bairro Pereiros", relatou Nezinho. 
As investigações continuaram por todo o dia de hoje, mas a polícia ainda não novidades sobre o caso. Um reforço para as buscas investigativas foi chamado, dando um pouco mais de esperança de encontrar  os culpados. 
Luiz Carlos Dantas, superintendente estadual da Polícia Civil, está em frequente contato com os policiais locais para o acompanhamento do caso.
  

Santa Quitéria: duas motos tomadas de assalto, uma delas no caso Beto do Martmag

A situação em Santa Quitéria parece que está incontrolável, pois na quinta-feira (16), por volta das 13h30min, elementos chegaram a uma residência na localidade de Salão, zona rural do município e levaram a moto Titan preta, placa NUS 6614 de propriedade do agricultor José Rocha Vieira, que nada pode fazer diante da situação. Segundo informações do agricultor Zé Vieira, os dois bandidos chegaram em uma outra moto, por volta das 13h30min, e pediram a chave da moto do mesmo e saíram em direção a cidade de Santa Quitéria. A vítima compareceu a delegacia onde registrou o boletim de ocorrência
Na tarde desta sexta-feira, a motocicleta(foto) foi encontrada abandonada no matagal próximo ao bairro dos Pereiros, por policiais militares e está aguardando pelo seu proprietário na Delegacia de Policia Civil de Santa Quitéria. 
Um dos acusados de ter cometido esse assalto é um elemento conhecido como Bruno Topete, residente na fazenda Milagres e que já é acusado de outros crimes. Ele foi preso no começo da tarde desta sexta-feira e  foi levado a Delegacia e reconhecido pela vítima. Quando aguardava os procedimentos legais na delegacia, acabou fugindo do local, mesmo estando algemado.
Bruno pulou uma meia-porta que divide uma das salas do local e saiu em disparada pela rua Monsenhor Furtado. Ao perceberem a fuga do meliante, policiais civis e militares começaram uma verdadeira caçada ao fugitivo pelos arredores da cidade não obtendo êxito.

Dois postos de gasolina são assaltados em Santa Quitéria

Na noite desta quinta-feira(16), dois postos de combustíveis são assaltados na sede de Santa Quitéria, por dois elementos armados de revólveres, que provavelmente já se preparavam para fazer mais uma vítima, no caso o Beto do Martimag, que foi assassinado em uma tentativa de assalto na sexta-feira(17), pela manhã.
Segundo informações, os dois elementos de capacetes e armados de revólveres chegaram de moto e assaltaram o posto de combustível Enzo(foto), que fica localizado no início da Av. que liga o bairro dos Pereiros, onde logo em seguida assaltaram também outro  posto de combustível denominado de  São Francisco, que fica localizado na rotatória da avenida principal de Santa Quitéria, que da acesso ao bairro Piracicaba e ao município de Hidrolandia de frente ao posto de combustíveis São José. Os elementos levaram todo o apurado dos caixas de ambos os postos.
ainda segundo informações, os bandidos estavam a procura de outros estabelecimentos comerciais em uma espécie de arrastão na cidade do maior município em extensão territorial do Ceará.(SQN)

Beto do Martmag é executado no começo da manhã em Santa Quitéria

Santa Quitéria acordou hoje, com o predomínio da sombra cruel do crime, com a pior das consequências: a execução de um cidadão.
A vítima da violência desenfreada que tomou conta do município nos últimos anos foi um dos proprietários da rede de supermercados Martmag Carlos Roberto Martins Magalhães, o Beto do Martmag.
No momento em que o empresário abria a loja, no calçadão, por volta de 6 horas, no Centro da cidade, um elemento com uma arma de fogo fez três disparos na vítima, provocando morte quase que imediata.
Dois de seus irmãos, Hornelito e Marcelo Magalhães que presidente da CDL de Santa Quitéria, foi quem lhe prestou socorro, conduzindo-o para o hospital, porém, de nada adiantou.
Segundo informações, o atirador chegou sozinho, puxou Beto pelo ombro, quando começava a abrir o comércio, efetuou o primeiro disparo. A vítima tombou e a três metros, no meio do calçadão, disparou mais duas vezes.
O assassino saiu andando pela via pública, mais a frente pegou uma motocicleta de um mototaxista e fugiu pela rua Antônio Sabóia, em direção ao Hospital Municipal. Outras informações dão conta de que havia um veículo Scort prata lhe dando cobertura.
Não se sabe se foi uma tentativa de assalto ou se o interesse era apenas dar fim à vida do empresário.
Beto não tinha inimigos, mas já havia sido assaltado outras quatros vezes.
A polícia está fazendo buscas e até as últimas informações ninguém havia sido preso.
A cidade não conseguiu entrar na normalidade. Os comerciantes estão atônitos, sem ânimo para começar o trabalho. A cidade está estarrecida, sem conseguir assimilar o que aconteceu. Parece que ainda vive um  pesadelo de uma noite mal-dormida.
Marcelo Magalhães, lamentava no hospital, onde o corpo do irmão está nesse momento: "Ele era limpo! Cidade sem lei! Cidade sem dono! Pode falar que ninguém olha gente", dizia Marcelo, indignado, sendo ele um dos que mais fizeram movimentos pela segurança do município.
Daqui a pouco mais informações.

Local da execução
Hospital

Enquete para vereador em Santa Quitéria


Estamos disponibilizando para os nossos acessantes mais uma ENQUETE  em que queremos saber da sua opinião.
Como estamos em ano eleitoral e elegeremos treze vereadores para nos representar na Câmara Municipal, perguntamos: EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA VEREADOR?
Como não temos ciência de quem e quantos serão os candidatos, colocamos vinte e quatro nomes que são pré-candidatos a vereador em Santa Quitéria.
Aqueles quizerem a inclusão ou exclusão do nome da lista, faça-nos o pedido, pessoalmente, para que não haja qualquer desencontro ou constrangimento.
Agradecemos a sua importante participação.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Falta acessibilidade em prédios publicos de Santa Quitéria.

A má conservação de calçadas e vias é o maior obstáculo para pessoas com deficiência transitarem em Santa Quitéria.
A falta de rampas em esquinas e em prédios públicos vem sendo os obstáculos físicos, depois da má conservação de ruas e calçadas.
Pequenos desníveis exigem esforço em dobro
“No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho.” O poema do mineiro Carlos Drummond de Andrade sintetiza a experiência de andar numa cadeira de rodas no Centro de Santa Quitéria. A pedra do paralelepípedo, da escadaria ou a pedra de asfalto ou da rampa de acessibilidade desnivelada cria barreiras quase intransponíveis. Poucos centímetros de altura já são suficientes para formar um obstáculo complicado para quem não tem o costume e a habilidade para empinar e girar as rodas ao mesmo tempo sem correr o risco de cair para trás.
A Câmara Municipal, por exemplo, não tem acessibilidade, sem rampas fica impossível o acesso.
Em alguns locais, até que existem as sinalizações e rampas, mas muitas ainda fora dos padrões, pois sabemos que é necessário conhecimento técnico, não bastando somente fazer a rampa se ela não estiver dentro dos padrões necessários para a locomoção das pessoas.(Santa Quitéria Destaque)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Polícia responsabiliza Vandinho pelo homicídio de Carlinhos do Tchem

A Polícia Civil, após cumprir um Mandado de Prisão Temporária e Busca e Apreensão no dia 19 de janeiro, prendeu o indivíduo conhecido como Vandinho ou dente de prata e apreendeu computador, agendas, celulares e outros objetos na casa do mesmo. O suspeito foi indiciado pela morte de João Cassote e, com a as apreensões, a polícia descobriu novas evidências que indicam que Vandinho cometeu também outros crimes.
De acordo com o delegado Kim Barreto(foto), que comandou a operação, a apreensão ajudou as investigações contra o suspeito e mostrou que Vandinho tinha acesso a arma e  drogas. Dessa forma, a Polícia Civil, além de concluir que Cassote foi morto em razão de dívidas de entorpecentes, finalizou mais dois inquéritos: um por tráfico de drogas e outro como sendo aquele que apura o úlltimo homicídio ocorrido, o da pessoa que era conhecida como Carlinhos, que foi assassinado por vingança, em razão de uma discussão que a vítima teve com o indiciado na festa de natal do município.
Ao todo, Vandinho agora responderá por tráfico de drogas, dois homicídios, coação no curso do proceso, ameaça e desacato, sendo que outros crimes também estão em fase de investigação. Dessa forma, foram requeridas à justiça prisões preventivas contra o mesmo, a fim de que ele possa permanecer preso durante todo o processo, até sua eventual condenação.
"É satisfatório quando o esforço das investigações realizadas pela Polícia Civil se traduz em benefício da população, mantendo-se inclusive, comparativamente, um alto índice na resolução dos homicídios", ponderou o delegado.(SQN -Informações Delegado Kim BArreto)

Câmara de Santa Quitéria aprova calendário para 2012.

A Câmara Municipal de Santa Quitéria, aprovou na última Sessão Ordinária do dia 10/02, o Projeto de Resolução Nº001/2012, que institui a realização de Sessões Ordinárias Itinerantes do Poder Legislativo para 2012 e fixa o novo calendário para suas realizações nas principais comunidades do Município.
As Sessões Ordinária Itinerantes Acontecerão nos seguintes dias e localidades respectivamentes:
I - Dia 24 de Fevereiro - Macaraú
II - Dia 23 de Março - Lisieux
III - Dia 20 de Abril - Trapiá
IV - Dia 04 de Maio - Vila Riacho das Pedras
V - Dia 25 de Maio - Raimundo Martins
VI - Dia 15 de Junho - Malhada Grande
VII - Dia 29 de Junho - Logradouro
VIII - Dia 03 de Agosto - Saco do Belém (SQN) 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

GÊMEAS DE SANTA QUITÉRIA SÃO DESTAQUE NO R7

As irmãs ex-siamesas Clara e Clarice, que nasceram unidas pelo abdome, vão completar em breve dois anos de idade e voltaram a São Paulo pelo primeira vez depois da cirurgia de separação.
Elas vivem na cidade de Santa Quitéria, sertão do Ceará, e retornaram ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, para avaliação médica.
Os pais e as meninas ficaram hospedados em Santo André na casa das pessoas que acolheram a família logo depois da cirurgia.
O retorno ao hospital acontece porque o corte da cirurgia não cicatrizou conforme o previsto no abdome de Clarice. Mesmo com o pequeno problema, o médico disse que as duas meninas estão com boa saúde.(SQN)

Agência dos Correios de Santa Quitéria é assaltada

A agência dos Correios de Santa Quitéria foi assaltada na manhã desta segunda-feira, 13/02, por volta das 10 horas. Dois elementos encapuzados entraram na agência, que funciona também um posto do Banco do Brasil, renderam o vigilante e levaram todo o dinheiro do caixa.
O valor que foi levado pelos bandidos não foi revelado. Além de dinheiro,

a dupla tomou do guarda o colete e a arma e foram direto ao caixa. Em seguida eles fugiram em uma moto de cor preta rumo ignorado.
A foi acionada e fez buscas pelo interior do município, pelos distritos de Trapiá, Malhada Grande e localidades adjacentes, mas não encontrou nada.

Agentes de trânsito em pé de greve

Parte dos Agentes de Trânsito de Santa Quitéria, estão em ''Pé de greve''. Os motivos, segundo documento recebido pela nossa equipe, são de que os mesmos precisam de uma equiparação salarial, já que os mais novatos ganham bem menos do que os agentes mais antigos do DEMUTRAN.
Segundo informações dos agentes prejudicados, eles não estão querendo isto, mas, se não houver uma reunião entre eles e o Poder Executivo, eles irão paralisar suas atividades no período momino, deixando nossa cidade sem o devido serviço em pleno carnaval.(SQN)

Prefeito assina ordem de serviço e promove o pré-carnaval em Santa Quitéria.

Na noite deste domingo (12/02) no largo da Boa Vida o prefeito de Santa Quitéria Chagas Mesquita convidou a população para a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma praça e uma quadra coberta no bairro, como também mais duas quadras para os bairros /Botafogo/Primavera e Pereiros.
Há muitos anos as comunidades dos bairros aguardam por um projeto de infra-estrutura com essa magnitude, más só agora o sonho da população será  transformado em realidade. Proporcionando aos nossos jovens um espaço digno para o entretenimento.
Na mesma ocasião foi realizado uma grande festa de pré-carnaval,onde uma multidão compareceu e se divertiram ao som das bandas Chicabana e Prabalá em um super trio elétrico.
 
Santa Quiteria Destaque

Luciano Lobo agradece pela sua saúde em missa na Matriz

Foi celebrada ontem à noite, na Igreja Matriz de Santa Quitéria, a missa em ação de graças pelo reestabelecimento da saúde do ex-prefeito Luciano Lobo.
A celebração contou com a presença de um grande número de pessoas, entre amigos e admiradores do político que se emocionou em alguns momentos, apesar do esforço para poupar o coração. Era aguardada a presença do presidente da Assembléia, Roberto Cláudio, que já estava de saída quando foi chamado para um compromisso político de urgência na capital cearense.
O padre Nery, em seu sermão, falando uma passagem bíblica, disse que poucos procuram Deus para gradecer quando recebem um graça.
Já o ex-prefeito, disse que não poderia deixar de fazer o agradecimento na Igreja onde ele realizou todas as etapas religiosas da sua vida e agradeceu àqueles que pediram pela sua recuperação, assim como aos seus familiares.
Todos que estavam no templo fizeram questão de cumprimentá-lo.
FLASHS: