segunda-feira, 30 de abril de 2012

Moto tomada de assalto em Trapiá é recuperada pela a FTA de Varjota no interior de Santa Quitéria




O assalto no distrito de Trapiá que aconteceu na quinta-feira passada por volta 08h20min da manha, cerca de 1 km do distrito, onde dois homens armados e encapuzados, deram voz de assalto a um cidadão e seu companheiro de trabalho e foram levados uma moto Bros, 270 R$ em dinheiro, celulares, capacetes, também foram assaltados dois casais na mesma ação.
Uma ligação anônima ajudou a polícia de Varjota a recuperar essa moto.
A recuperação da moto
Por volta de 07h30min, na localidade de Pimenteiras no município de Santa Quitéria, foi localizada uma moto Bros, quando os dois elementos viram a polícia adentraram no mato deixando a moto para trás, a polícia ainda tentou pega-los. O sargento fala sobre a parceria com o COTAR, Comando Tático Rural e juntos vão continuar as operações para tirar de circulação esses indivíduos que fazem mal a sociedade.(Varjota em Destaque)

Campeonato Quiteriense começa em grande estilo.

Aconteceu na tarde deste domingo (29/04) a abertura do Campeonato Quiteriense de Futebol. O Ceará da Cohab venceu na estréia a boa equipe do Clube de Regatas Flores por 5x2, em um jogo cercado de emoções e pênalti decisivo perdido.
O certame terá a participação de 12 equipes, e promete ser um dos melhores já realizados no município.
Apesar do CR. Flores jogar com um elenco que já esteve junto em outras competições, mesmo assim o Ceará da COHAB deu trabalho para equipe adversária. Muita gente compareceu ao Gigante da Boa Vida, levando um excelente publico ao estádio. Mesmo com o clima quente os desportistas prestigiaram a partida. O trio de arbitragem composta por Mesquita Sousa Assistentes: João Barbosa e Chaguinha realizaram um bom trabalhando, não comprometendo o andamento da partida, muito menos influenciando o resultado.
A abertura da competição contou ainda com a presença do prefeito Chagas Mesquita que destacou o aumento da premiação, fortalecendo e incentivando as equipes a investirem em reforços.
A 1ª Rodada terá prosseguimento no dia 05 de maio (sábado), com o jogo entre Sobradinho e Atlético da Piracicaba e no domingo fazendo a preliminar, Botafogo/sede e Aprazível, finalizando com e Vasco e Juventude, no Gigante da Boa Vida(SantaQuitériaDestaque)

domingo, 29 de abril de 2012

Domingo sinistro no trânsito de Santa Quitéria


Domingo sinistro para o trânsito de Santa Quitéria, neste 29 de abril. Além do atropelamento seguido de morte de uma menina na CE - 366, vários acidentes na zona urbana da cidade aconteceram no dia de hoje.
Muitas pessoas deram entrada pela manhã, no Hospital Municipal vítimas de acidente de trânsito, especialmente de queda de moto.
No início da noite, mais acidentes. Por volta das 19:30 horas, uma Belina de placas HUJ - 3579, conduzida pelo comerciante Cláudio Chaves (Cláudio do Mercadinho) sofreu uma batida violenta com outro veículo, possivelmente um Gol prata, que, segundo informações de populares que estavam no local, era conduzido por outro comerciante, de nome Mariano. 
O caso aconteceu na rua João Rodrigues Pinto, bem no cume do Alto da Caixa D'água. Não há informações de ferimentos graves nas vítimas. A Belina teve o lado esquerdo frontal totalmente destruído.
Minutos depois um outro acidente no mesmo local. Uma motocicleta bateu na traseira de um outro veículo que passava por lá, ferindo seu condutor.

Criança é atropelada e morta na CE - 366

Hoje (29), por volta das 08:00, um carro tipo HILUX, de cor preta com placa não identificada atropelou uma criança de 10 anos, na CE-366, que liga Santa Quitéria a Varjota. 
Segundo informações, a criança que estava acompanhada da família, atravessou a rodovia, e do nada, a  HILUX que em estava alta velocidade atropelando a criança. A manina teve morte imediata. 
O atropelador fugiu do local do acidente sem prestar socorro à vítima.
O corpo foi levado direto para o IML.
O internauta Hélio Timbó, que passou pelo local cedeu duas fotos de onde aconteceu no local e foto da vítima. (AVSQ/SQV)
ATUALIZADO
De acordo com a guia da Delegacia de Polícia de Santa Quitéria para o IML, Trata-se da estudante Ana Priscila de Paiva, 9 anos, filha do casal Francisco José Magalhães e Vanda de Mesquita Silva, residente na Fazenda Lagoa Grande - Santa Quitéria.
O acidente aconteceu na CE - 366, km 50, proximo o distrito de Trapiá, quando a estudante foi colhida por uma Hilux preta, ainda não identificada. 

sábado, 28 de abril de 2012


Se aproxima a campanha eleitoral para as eleições municipais deste ano - faltam pouco mais de dois meses - e ainda há muitas indefinições quando o assunto é candidatura majoritária.
Quando acontece um evento, como por exemplo o lançamento do Ronda do Quarteirão ontem, 26, em Santa Quitéria, que reúne em um mesmo local políticos de facções diferentes, é momento para observar cada movimento e, principalmente, palavras que são proferidas pelos articuladores políticos.
Um dos discursos que mais chamou a atenção dos observadores da política quiteriense durante a solenidade desta quinta-feira, foi o do Tin Gomes. Ele, que é o deputado estadual do prefeito Chagas Mesquita, deixou claramente em  aberta a possibilidade de uma junção entre o grupo de Chagas e o de Fabiano Lobo.
"E não se surpreendam, se neste palanque que hoje estamos aqui juntos, nós, do Chagas Mesquita e nós, de Luciano Lobo, com certeza, nós poderemos também, fazer uma nova Santa Quitéria pra frente, muito rápido se Deus quizer", disse Tin gomes, dando fazendo entender que os deputados governistas, representantes de Santa Quitéria, podem costurar essa união.
Este aviso de Tin mostrou que ainda não há uma definição no "Grupão" podendo acontecer a tão falada "união", muito embora, no grupo liderado pelo PMDB já houve, por diversas vezes, a confirmação da parceria entre Fabiano e Braguinha.
Agora é aguardar os próximos passos e palavras daqueles que articulam para formação das conjunturas políticas no município.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

População de Santa Quitéria recebe o Ronda do Quarteirão

O Ronda do Quarteirão já está funcionando em Santa Quitéria desde a noite de ontem, 26/04, quando aconteceu a solenidade de entrega do programa à população quiteriense, na praça Artur Timóteo.
O povo foi ver o início daquilo que é uma de suas esperanças no combate à criminalidade que tomou conta do município nos últimos anos.
Os deputados estaduais como Carlomano Marques, Manuel Duca, Sérgio Aguiar, Tin Gomes, o presidente da Assembléia Roberto Cláudio e os secretário da SDA Nelson Martins e da SSPDS Cel. Francisco Bezerra que representou o governador Cid Gomes e fez a entrega do programa, estiveram presentes na solenidade.
Roberto Cláudio disse que a vinda do Ronda foi uma "demonstração de força política dos que representam Santa Quitéria e de sensibilidade e generosidade do governador Cid. Aconteceu, também, graças a capacidade de diálogo, amizade pessoal e ao compromisso dos deputados".
O secretário de segurança, Cel. FranciscoBezerra inciou saus palavras parabenizando à população. "Realmente é um momento que representa, podemos dizer, um divisor de águas na segunraça pública de Santa Quitéria. Mas preciso registrar o empenho de algumas pessoas para que essa conquista fosse, realmente, efetivada. Primeiro a do prefeito que não só ele, mas aglutinando todas as forças políticas do município, lideranças locais, presidente de entidades foram ao meu gabinete, por duas ocasiões, e juntos, passando por cima de pendências políticas, de rivalidades, foram lá, lutar por uma melhoria na segunça pública de Santa Quitéria e isso foi fator primordial".
Após encerramento das solenidades, as duas viaturas com desóito policiais, os oficiais que acompanharam o evento e autoridades políticas se dirigiram até às instalações do programa que fica junto com Pelotão da PM e Pró-cidadania.
A cidade foi dividida em duas áreas de atuação do Ronda. A área 1 compreende os bairros Cohab, Cinzas, Arco, Boa Vida, Pedra da Saudade, Botafogo, Primavera e Centro. Para esta área tem um telefone á disposição: 3628 0081 ou 190. Na área 2, estão os bairros Flores, Piracicaba, Pereiros e Centro e telefone é 3628 0232 ou 190.
Daqui a pouco fotos do event:












Vazamento interrompe abastecimento d'água em Santa Quitéria

A população de Santa Quitéria, precisará de paciência mais uma vez . Outro vazamento foi constatado na rede de distribuição que abastece a cidade. O problema foi detectado na manhã desta sexta (27/04) e quen passava pela Rua Cel. Manoel Alves notou o volume d´agua sendo desperdiçado..
A Cagece deverá realizar serviços de manutenção na rede e não terá prazo para normalizar o serviço e que o abastecimento será realizado de forma gradual. Para a realização da manutenção, a rede local deverá ser desligada , prejudicando o reabastecimento nas casas.
A seqüência de problemas na distribuição de água na cidade causa revolta especialmente aos bairros mais altos, Entre os moradores, a palavra de ordem é economizar. Quem tem água no reservatório particular opta em poupar o precioso liquido.(Santa Quitéria Destaque)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Moto tomada de assalto na estrada que liga o distrito de Trapiá


Na manhã desta quinta-feira(26), por volta das 8h, na estrada que liga o distrito de Trapiá a CE 366, Santa Quitéria a Varjota, dois elementos tomaram de assalto uma moto Honda Broz, cor preta, já bem  nas proximidades da sede do distrito.
Segundo informações dos dois rapazes que são  revendedores da empresa de refrigerantes Big Gim, eram dois elementos que saíram de dentro do mato e anunciaram o assalto,  um armado com um revólver 22, e o outro com um pedaço de pau, levaram a moto e disseram que iria abandoná-la próximo ao Macaraú. Os bandidos passaram dentro de Trapiá e seguiram rumo a localidade de Bélgica, na antiga estrada que liga ao município de Varjota. Nota-se que os elementos fizeram uma espécie de despista, já que moradores da região confirmaram que eles não passaram rumo a Macaraú. 
O assalto que aconteceu nesta manhã em Trapiá, coincide com a vinda do secretário de segurança Cel. Bezerra ao município, às 19hs  para fazer a entrega do Programa Ronda do Quarteirão a comunidade.
A polícia de Santa Quitéria, na pessoa do inspetor Giovenásio e outros companheiros da Polícia Civil,  estiveram no local e seguiram na pista dos dois bandidos.
Até o fechamento desta matéria ninguém foi preso.(SQN)

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Menor é apreendida em Sangradouro-Santa Quitéria


A polícia de Varjota, sob o comando do sargento B. Sousa, apreendeu ontem, em Sangradouro-Santa Quitéria, uma menor de 16 anos.
A jovem é acusada de arrombar uma residência naquela localidade e furtar alguns objetos.
A adolescente, que é irmã de Edvar do Sangradouro - morto quando, supostamente, praticava um assalto - também é suspeita de outros pequenos crimes.
Na Delegacia de Polícia de Santa Quitéria ela estraçalhou sua identidade diante da autoridade policial. Após os procedimentos legais, a moça está a disposição da Justiça.
   

Solenidades do Ronda será na praça do Bradesco


Já está, praticamente, tudo pronto para a chegada do Ronda do Quarteirão, nesta quinta-feira, às 19 horas, em Santa Quitéria.
Uma comissão da Casa Civil do Governo do Estado esteve na tarde de hoje fazendo uma vistoria em alguns pontos da cidade verificndo a condição necessária para a realização do evento de lançamento do programa no município.
De acordo com informações, ficou definido que local da solenidade, ao contrário do que se esperava, não será próximo às instalações onde será a base dos desóito policiais e das duas viaturas, mas sim, na praça Artur Timóteo(praça do Bradesco).
A estrutura para receber às autoridades já começou a ser montada. O governador Cid Gomes estará inaugurando, no mesmo, uma Escola de Educação Proficional em Nova Russas. Sendo assim, quem deverá entregar o benefício é o presidente da Assembléia Legislativa Roberto Cláudio. Além dele, deverão comparecer também, outros deputados e autoridades e lideraças políticas locais.
O prédio que abrigará o Ronda já está pronto.

Santa Quitéria mais uma vez sem sinal da Tim

Usuários da operadora Tim sofreram uma espécie de blackout nesta quarta-feira (25/04). Sem sinal para fazer ligações, os clientes correram para protestar em redes sociais e em blogs. O problema vem gerando descontentamento no país, com constantes oscilações e interrupção do serviço.
Em Santa Quitéria, os usuários da operadora tiveram o sinal interrompido no final da manha e até o fechamento dessa matéria ainda permanece sem serviço.
De acordo com interpretações de especialistas em defesa do consumidor, os clientes pós-pago que ficarem sem acesso às linhas tem direito ao abatimento na conta mensa.(Santa Quitéria Destaque)

Santa Quitéria ganha mais dois carros para PSF

O municiípio de Santa Quitéria e mais 142 cidades receberam do Governo do Estado, 158 veículos  para o Programa Saúde da Família (PSF). O evento aconteceu nesta segunda-feira(23), às 20 horas.
O governador do Ceará Cid Gomes e o secretário da Saúdo do Estado, Arruda Bastos farão a entrega dos carros, no Centro de Negócios do Sebrae.
Com os novos veículos, destinados exclusivamente para o PSF, será facilitado o transporte de equipes de saúde da família da sede para os distritos, e assim, assegurar o atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde. (Jangadeiro/SQN)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Comissão de segurança de Santa Quitéria só agradecerá Governo após resultados das ações após resultados d



A comissão de segurança se reuniu mais uma vez para tratar de mais uma etapa de sua busca. Dessa vez comerciantes e outros representantes da sociedade quiteriense discutiram de que maneira vão receber o Ronda do Quarteirão.
Algumas susgestões foram feitas, mas a maioria se manteve cautelosa em não agradecer logo na primeira resposta do Governo e decidiu que serão colocados outdoors na entrada da cidade apenas desejando "boas vindas" ao programa de segurança. O grupo ressaltou que o trabalho ainda não está concluído e somente após bons resultados é que se dirigirão às autoridades de forma agradecida.
Além dos outdoors serão expostas, também, algumas faixas.

Vereadores duelam na Câmara num prenúncio de campanha eleitoral

Os primeiros embates incitados pela proximidade das eleições municipais começam a surgir entre vereadores de Santa Quitéria.
Na sessão itinerante da Câmara Municipal, no distrito de Trapiá, sexta-feira, 20/04, foram travados dois duelos: Haroldo Martins Filho x Augací Protásio; Agamenon Silva x Braguinha.
Haroldinho reclamou de pessoas que teriam lhe difamado chamando-lhe de "vagabundo", porém, no início, não informava o nome de quem teria falado tais palavras. Augací, perguntou se "essas pessoas não eram batizadas". Depois o presidente disse que se tratava do ex-prefeito Luciano Lobo. Augací Protásio retrucou e disse que Zé Haroldo era "mal-agradecido e que, se não fosse por Luciano, ele não seria vereador e nem presidente da Câmara e, consequentemente, prefeito por dez meses". E continuou: "só votei no senhor é porque ele(Luciano) pediu".
No segundo embate, mais lavagem de roupa suja. Braguinha acusou Agamenon de não ter um bom comportamento quando na visita do deputado federal Genecias Noronha.
Segundo Braga, Genecias concordou em vir à Santa Quitéria condicionando sua visita à presença de seus principais apoios no município(Agamenon, Braga e Lino Paiva). O deputado foi recebido na chácara de Agamenon Silva.
Mas, segundo Braga, durante a confraternização Noronha "chamou eu(Braga) e Lino para uma conversa reservada e o senhor(Agamenon) mandou uma criança gravar a conversa com um telefone celular".
Agamenon Silva negou que tivesse mandado alguém fazer a referida gravação dizendo que não é "homem pra isso".
A população de trapiá esperava uma sessão mais produtiva, com apresentação de projetos para a melhorias daquela comunidade, mas, alguns vereadores ainda guardam mágoas por não terem sido indicado para os principais cargos políticos do município, mesmo sabendo que não são dignos estarem representando o povo. E quando tiveram a oportunidade, por alguma ironia do destino, olharam mais para si do que para aquilo que foram incubidos.
Ainda faltam mais de dois meses para o início da campanha eleitoral. Até o pleito de 7 de outubro deverá haver muitas outras discussões e o povo que os colocou lá na Câmara vai continuar, como sempre, em segundo plano.

domingo, 22 de abril de 2012

Juiz da 2ª Vara de Santa Quitéria é promovido para 1ª Vara de Sobral


O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, pelo critério de merecimento, o juiz Francisco Anastácio Cavalcante Neto, da 2ª Vara de Santa Quitéria para a 1ª Vara Criminal de Sobral.

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, pelo critério de merecimento, o juiz Francisco Anastácio Cavalcante Neto, da 2ª Vara de Santa Quitéria para a 1ª Vara Criminal de Sobral. A sessão, realizada nesta quinta-feira (19/04), foi conduzida pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, chefe do Judiciário estadual. Também foi aprovada a indicação do desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo para compor a comissão examinadora do concurso para juiz substituto.Ele ocupará a vaga da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que solicitou afastamento. (Sobral de Prima)

sábado, 21 de abril de 2012

Suicídio na noite deste sábado em Santa Quitéria


ATUALIZADO
Faleceu por voltas das 21:40 horas, deste sábado, 21/04/12, o ex-vereador de Santa Quitéria, Francisco Esdras Mesquita Lobo "Esdras Lodo", de 83 anos de idade.
Esdras cometeu suicídio dentro do seu quarto com um tiro de revolver calibre 38, próximo ao ouvido direito.
A polícia esteve no local fazendo os primeiros levantamentos, juntamente com uma equipe médica. Em seguida o corpo foi removido para o Hospital Municipal e posteriormente para o IML.
Segundo comentários de amigos de Seu Esdras, ele já havia comentado em tentar contra a própria vida, há alguns dias, porém, foi desacreditado pelo os que ouviram a ameaça. Ainda não se sabe, realmente, qual o motivo que o levaram à prática de tal ato. Possivelmente passava por depressão.
O idoso pertencia a uma família de políticos, tendo elegido mais recentemente, o genro Tenório Cavalcante como vereador. O filho, já falecido, José Aírton Lobo, foi vereador e chegou, no final de sua sua vida, em 2000, à eleição de vice-prefeito não chegando a exercer a função.
O sepultamento acontecerá na tarde deste domingo no cemitério local.
No dia 19 de Abril de 2012 (quinta-feira) o Governo Municipal de Santa Quitéria realizou nas dependências da Escola Artur Themóteo mais uma Ação Itinerante, desta vez no Distrito de Saco do Belém. Com a presença da comunidade usufruindo dos serviços oferecidos pela prefeitura, foi feito o atendimento dos cidadãos daquela localidade com os mais diversos serviços. A Secretaria de Saúde, Régia Tavares, falou sobre o evento e sua importância. O Vice-presidente da câmara Municipal de Santa Quitéria Raimundo Parente, presente ao evento também falou da Ação Itinerante. Marcelo Aragão, diretor da Escola Artur Themóteo também falou à reportagem sobre aquela ação seguido do depoimento de moradores do local. O prefeito Chagas Mesquita reforçou em suas palavras o quanto é gratificante levar o serviço para mais perto de quem tão longe mora, falou das dificuldades e da coragem para se realizar evento deste porte. O Evento foi acompanhado durante todo o seu decorrer por uma comissão da Câmara Municipal de Santa Quitéria composta pelos vereadores Haroldo Martins, Raimundo Parente, Biel e Agameon.
 
Da acessoria de Comunicação da Prefeitura















Premiação do Campeonato Quiteriense vai aumentar


Depois de se concientizar das despesas das equipes que participarão do Campeonato Municipal, o prefeito Chagas Mesquita resolveu aumentar a premiação para os vencedores da competição.
A princípio, o valor total, era de R$ 5 mil. O desportista Wanderley Moisés explicou para Chagas da empolgação e, consequentemente, das despesas que os times terão numa competição que promete um nível muito bom com a contratação de jogadores de aproximadamente dez municípios da região.
O adicional prometido pelo gestor municipal foi de mais R$ 3 mil, ficando em R$ 8 mil no total.
A abertura do campeonato será dia 29 de abril com o jogo entre Flores x Ceará da Cohab, às 15 horas no Gigante da Boa Vida.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Polícia efetua prisão por tráfico de drogas em Santa Quitéria


Uma ação da Polícia Civil e Polícia Militar prendeu no final da tarde desta terça-feira, José Arteiro da Silva, morador do bairro Cinzas sob suspeita de tráfico de drogas.
Ainda não há informações da quantidade de entorpecente que teria sido encontrado na residência do acusado.
O homem está na cadeia pública local.

Grupo religioso tenta resgatar a paz no bairro Pereiros

A comunidade do bairro Pereiros está se movimentando através de grupos religiosos para tentar diminuir a violência naquela comunidade.
Na última segunda-feira, 16/04, foi lançado o "Todos no Caminho da Paz" um projeto da Igreja Católica que chama as famílias para assistirem a palestras, vídeos e e outros recursos tentando resgatar a tranquilidade de outrora.
Na abertura dos trabalhos, sob coordenação de Adriano Protásio, algumas pessoas chegaram a se emocionar em momento de pregação.
A iniciativa pretende promover outros encontros com palestras e outras ações no intuito de promover a paz.   

Moto tomada de assalto em Santa Quitéria é encontrada pela polícia de Varjota

A moto foi encontrada na região do Riacho Tocaia, zona rural de Santa Quitéria, em um local de difícil acesso, onde os policiais da Força Tática de Varjota tiveram que pular várias cercas e andar bastante no matagal para encontrá-la ainda mais coberta pelo mato do que vemos nas fotos. Segundo o sargento B Sousa, o Linha Dura, mesmo que um helicóptero da PM sobrevoasse o local com voo rasante, ainda não seria possível visualizar o transporte. Ele comemorou a recuperação da moto. O proprietário, ao comparecer para recebê-la, não escondia sua gratidão de estar recebendo seu transporte de volta, vindo a oferecer uma gratificação à polícia, mas o sargento não aceitou.
O assalto
Por volta das 10:00 h, ocorreu um outro assalto à mão armada, na localidade de Boa Esperança, distrito de Macaraú, Santa Quitéria, onde a vítima foi Antonio Inácio Martins Pereira, residente naquela mesma região. Também 2 elementos armados e encapuzados anunciaram o assalto e roubaram 1 celular sansung e R$ 30,00 em dinheiro.

Rádio Itataia de Santa Quitéria mudará programação

Implantação de novas emissoras em Santa Quitéria faz rádio Itatáia mudar programação.
A emissora anunciou recentemente que estará lançando uma nova programação tendo como destaque o retorno do informativo "Retrospectiva da semana”, apresentado pelo diretor geral João Bosco, dando ênfase a assuntos gerais em especial a noticias de interesse do município. Outra novidade deverá ser o retorno de Junior Ximenes que confirmou ter recebido convite para "ajudar" a alavancar a audiência no comando de um programa de noticias aos sábados.
De fato a emissora nos seus 25 anos de existência pouco mudou no que se refere a sua programação, não acompanhando a dinâmica e modernização que o principal meio de comunicação do brasileiro exige. Recentemente, a emissora adquiriu um novo transmissor, aposentando o seu velho Bandeirantes valvulado, mas deixando sempre para trás a oportunidade de aumento de potência o que a caracterizaria como uma emissora de grande porte.
Sabemos que ninguém mexe em time que está ganhando. Se realmente essa mudança ocorrer deve-se, exclusivamente, ao surgimento das novas emissoras de rádio, que de acordo com o andamento dos trabalhos de implantação entrarão no ar ainda em abril com a freqüência de 106,5 Planeta FM e consecutivamente a emissora do Grupo Ceara Sat na freqüência 97.3 filiada a Jovem Pan ou SomZoom Sat, para data mais posterior, gerando expectativa ao modelo antigo de rádio que é praticado em nosso município.
Por sinal, os novos canais, prometem inovar tanto em programação, aliada a qualidade de áudio, profissionais, com também estarão utilizando o que há de mais moderno no mercado radiofônico.
O grande trunfo das novas freqüências que chegarão ao nosso município, será a transmissão em potências a partir de 3 kilowats, gerando assim, para o maior município do estado do Ceará, uma cobertura total e principalmente,uma excelente recepção de sinal, aos futuros ouvintes.
Fonte: Santa Quitéria Destaque

Fundada a Liga das Artes Marciais de Santa Quitéria

Foto: LAMSQ

Foi fundada em reunião na noite da última segunda-feira, no Ginásio Poliesportivo, a Liga das Artes Marciais de Santa Quitéria - LAMSQ.
Praticantes de vámodalidades, como Judô, Capoeira, Muay Tai, Karatê e Luta Livre(MMA) se uniram para fortalecer o esporte com a busca de recursos junto ao Poder Poder Público e comércio.
Depois discutirem os primeiros assuntos, ficou definido que o representante da MMA Antônio Borges será o presidente da instituição e Koki, da Capoeira é o vice-presidente.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Prefeitura recebe retroescavadeira e ônibus do Governo do Estado


Na manhã desta terça-feira, chegou à Santa Quitéria três veículos de grande porte - uma retroescavadeira e dois ônibus - que foram  doados  ao município pelo Governo do Estado.
As máquinas foram mostradas à população com um desfile pelos bairros da cidade.
A retroescavadeira  faz parte do Projeto São José III que beneficiou municipíos com até 50 mil habitantes e que atenderam aos requisitos exigidos pelo programa.
Com relação aos veículos de transporte escolar, estes são um complemento da aquisição de ônibus numa parceria Estado/Município em que a cada veículo comprado pela prefeitura o governo paga outro.

Ronda do Quarteirão deve chegar à Santa Quitéria dia 26 de abril


O Blog Santa Quitéria de Verdade obteve informações extra-oficiais com relação à chegada do Ronda do Quarteirão à Santa Quitéria.
Segundo a fonte, a princípio, a data para o início do programa estava prevista para o dia 24 de abril, mas por motivo de agenda, o dia de abertura dos trabalhos ficou para o dia 26 do mesmo mês, uma quinta-feira.
De acordo ainda, com a nossa fonte, o governador Cid Gomes não deverá estar presente à solenidade, a não ser que resolva aparecer de última hora.
O presidente da Assembléia Roberto Cláudio é quem deverá prestigiar o evento, assim como o secretário de segurança Cel. Francisco Bezerra, o comandante estadual do Ronda Cel. Alencar e outros.
Na reunião em que o secretário da SSPDS teve com a Comissão de Segurança de Santa Quitéria, no dia 20 de março, Bezerra estabeleceu um prazo de, no máximo, 30 dias a partir daquele dia, para implantação do programa no município.
CONFIRMADO
Como antecipamos na noite da última segunda-feira, a vinda do Ronda do Quarteirão para Santa Quitéria está confirmada para o dia 26, quinta-feira, às 19 horas.
A presença do governador Cid Gomes ainda não foi confirmada, mas o presidente da Assembléia, Roberto Cláudio deverá estar presenta à solenidade, além de outros deputados e o secretário de segurança Francisco Bezerra.    

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Policia Federal faz vistoria em agencias de Santa Quitéria.

Policiais Federais estiveram na manhã desta segunda-feira (16/04) no Banco Bradesco que fica no centro de Santa Quitéria e fizeram checagem no sistema de alarme e teste de acionamento do efetivo policial local.
Segundo informações, os federais estão  visitando as agencias da região e que essa averiguação é de rotina, não tendo qualquer ligação com a onda de assaltos que afetam as instituições.
A viatura estacionada nas proximidades da agencia causou certa preocupação já que os agentes portavam armas de grosso calibre e isso gerou especulação sobre um possível evento mais grave. 
A visita da PF é de rotina e prevê a análise de todo sistema de segurança, câmeras e grades de reforço, que faz parte da regra que autoriza o funcionamento de qualquer agência em todo o Brasil. A presença da viatura preta em frente agencia não é motivo de preocupação e que a comunidade não deve se alarmar.(SantaQuitériaDestaque)

Santa Quitéria: Mais assaltos entre os distritos de Macaraú e Trapiá

 Mais assaltos registrados entre a região entre Macaraú e Trapiá, pouco mais de uma semana depois do arrastão ocorrido na localidade de Várzea do Morro, onde foram assaltadas várias pessoas de um carro de horário da feira do distrito de Macaraú e quem eles encontravam pelo o caminho, dessa vez foram duas vítimas de moto.
O fato aconteceu na manhã de sábado 14/04, pouco antes de 09h00min, Dois homens de capacete e encapuzados em uma moto 150, cor preta, a moto aparentemente seria nova ou de poucos anos de uso.
 Eles assaltaram um padeiro, levaram todo o apurado das vendas de pães e deixaram um recado que depois eles voltariam e assaltaria o patrão, ou seja, a padaria de Macaraú. Também assaltaram um cidadão que estava de moto indo para Varjota, dele levaram uma pequena quantia em dinheiro e um celular, o dono pediu os chips e eles fizeram o favor de devolver, levando só o aparelho.
No mesmo local dois moradores se aproximaram sem saber o que estava acontecendo e foram repreendidos pelo os assaltantes que mandaram os mesmos parar quando eles perceberam que se tratava de um assalto um dos rapazes correu e o assaltante armado atirou e por sorte não acertou, (fotos acima do local onde houve o assalto com tiro) em seguida os mesmos se evadiram rumo ao distrito de Trapiá, mas segundo informações eles pegaram outra estrada antes do Trapiá essa mesma também sai na CE.
A polícia de Varjota foi acionada e estava em outra ocorrência, disseram que só poderiam ir após resolverem a causa, eles compareceram 2h após os assaltos.
A população local teme que vire rotina esses assaltos, pois não há polícia no distrito de Macaraú e nem interesse da própria população em se manifestar para pedir, do município de Santa Quitéria e muito menos do estado.
Lembre-se que alguns anos atrás havia dois policias em Macaraú, esses foram extintos e aquele distrito está nas mãos de quem quiser assaltar. As pessoas que usam a estrada entre Macaraú e Trapiá temem também o aumento dos assaltos, pois há uma construção do matadouro e pode virar ponto estratégico para esconderijo, caso que já acontece com o lixão do distrito, vários assaltos já foram ocorrido no local.
(Varjota em Destaque.com)


Quiteriense toma posse como procurador no Estado do Paraná


A Procuradoria Geral do Estado do Paraná realiza nesta segunda-feira, 16 de abril de 2012, a cerimônia de posse dos 65 novos procuradores aprovados no XIV concurso público da PGE-PR, realizado em outubro de 2011.
A cerimônia de posse no cargo de Procurador do Estado do Paraná, classe V, contará com a presença do governador Beto Richa, do procurador-geral do estado Julio Cesar Zem Cardozo além de autoridades e procuradores.
A posse será realizada às 17h, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, situado no Centro Cívico, Curitiba.
Dentre os novos procuradores está o quiteriense Paulo André Freires Paiva.
Dr. Paulo André toma posse hoje num dos mais sonhados cargos da carreira jurídica, graças ao empenho e dedicação aos estudos e sua conquista é também a conquista da educação da região norte do estado do Ceará.(SQN)

domingo, 15 de abril de 2012

Homens invadem residência no interior e leva uma moto

Dois homens armados e encapuzados invadiram uma residência na fazenda Várzea Velha, a 30km da cidade de Santa Quitéria. O fato aconteceu na tarde de sexta-feira, 13/04/12, por voltas das 15 horas.
Foi levado uma moto Honda Titan, placa NUP - 3973, Santa Quitéria. O nome do proprietário não foi informado, pois quem fez o B.O. foi uma outra vítima que estava na residência no momento do assalto e teve sua bolsa com os documentos tomados.
A polícia ainda não tem pistas dos bandidos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Faleceu Ernane Chaves

ATUALIZADO 

Faleceu no final da tarde desta quinta-feira, 12/04/12, em Fortaleza, o Sr. Ernane Almeida Chaves, 76 anos, natural de Monsenhor Tabosa e esposo de Armênia Parente. 

No último dia 17 de Março, Ernane conduzia seu veículo, quando em uma das curvas da CE - 257, entre Canindé e Santa Quitéria, ele perdeu o controle do veículo vindo a capotar várias vezes. Com uma pancada na cabeça, seu quadro clínico foi se agravando ao longo da tentativa de recuperação. No início desta semana, Ernane teve uma parada Cardiorespiratória sendo mais um agravante para sua situação.  

Dona Armênia, que está passando por cirurgia na perna direita no dia de hoje, ainda não sabe do falecimento do marido.
Na manhã desta sexta-feira, o corpo foi levado ao IML, para realização de autopsia, pois a consequência da morte foi um acidente automobilístico, que agravaram outros problemas de saúde. 
Parentes que moram na capital terão a oportunidade de velar o corpo, antes de ser transferido para Santa Quitéria. A previsão de chegada aqui, está está prevista para o começo da noite de hoje.
O corpo de Seu Ernane será velado no Salão Paroquial até a manhã de sábado, quando deverá acontecer a missa de corpo presente, às 10 horas e em seguida o sepultamento.


Algumas repartições públicas do município da cidade, como Câmara, escolas, além de outras,  amanheceram fechadas nesta sexta-feira(13).
A festa surpresa de aniversário do prefeito Chagas Mesquita que estava marcada para o Parque de Vaquejadas, também foi suspensa em cima da hora e foi adiada.

Mega show de forró "beneficente" acontecerá em Santa Quitéria.

A A3 em parceria com a Prefeitura de Santa Quitéria promoverá um show beneficente para as famílias carentes de Santa Quitéria, programado para acontecer dia 09/05 quarta-feira. O evento será realizado no Parque de Exposição.
O ingresso para os shows , com produção da A3 terá a frente o empresário quiteriense Isaías Duarte, será 2 kg de alimento não perecível.
Estão confirmadas as participações e a seqüência de apresentações das bandas: Forró do Muido – Caviar com Rapadura – Solteirões do Forró - Pé de Ouro e faltando encaixar Aviões do Forró.
De acordo com o prefeito Chagas Mesquita em comunicado publicado em rede social, o evento não terá nenhum custo para a prefeitura, ”E um presente do Isaías e A3 com uma única finalidade de arrecadar alimentos para os nossos irmãos quiterienses, que será transformada em cestas”.(SantaQuitériaDestaque)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Helicóptero CIOPAER sobrevoa Santa Quitéia

Os inúmeros acontecimento no município de Santa Quitéria, as inúmeras vezes que a população foi a Secretaria de Segurança Pública, estão dando efeito, o helicóptero da Polícia Militar do Ceará, tornou a sobrevoar a cidade nesta quarta-feira(11), sendo que desta vez, com  vôos mais rasantes, inclusive ficando algum tempo parado no ar sobre os bairros, como se estivesse fotografando ou monitorando algo.
Segundo o Capitão Timóteo, comandante do pelotão local, a vinda deste helicóptero com alguns homens, faz parte do plano de ação que está sendo montado para desarticular quadrilhas de elementos que estão realizando assaltos na região, especialmente relativo as explosões dos caixas eletrônicos.
A parada da aeronave na sede do município chamou a atenção de toda a comunidade, principalmente quando parou para ser abastecido pelo um carro tanque, no Bairro da Piracicaba.(SQN)

Polícia encontra moto desmanchada no bairro Boa Vida

A Polícia Militar de Santa Quitéria, encontrou nesta quarta-feira(11), uma moto modelo Honda Today, 125, cor prata, sem placa, totalmente desmontada, que estava nas proximidades da Igreja do Bairro Boa Vida.


Segundo informações da PM, chegaram ao veículo através de informações de populares, que acionaram a polícia que foi ao local,  e constatou a veracidade dos fatos. O veículo desmontado foi levado para a delegacia de polícia local, onde está sob a custódia do Delegado Kim Barreto, que já pediu ao inspetor Élder para proceder com as investigações.(SQN)



Governo Municipal realiza sorteio para os contribuintes

Sob um forte sol quente desta terça-feira dia 10 de abril, o Governo Municipal de Santa Quitéria realizou o sorteio de prêmios do IPTU 2011. Os prêmios se destinavam aos cidadãos quiterienses proprietários de imóveis que, no ano de 2011, pagaram em dia esse imposto. No evento, houve discurso da Senhora Socorro André e dos vereadores Hagamenon, Raimundo Parente, e Haroldo Martins Filho (Presidente da câmara) que focaram sua palavras na importância de se pagar em dia o tributo (IPTU) e que enalteceram o poder municipal na justa forma de agradecimento à estes contribuintes dando-lhes a oportunidade de participar de um sorteio com prêmios tão especiais.
Finalizando os discursos, o prefeito Chagas Mesquita agradeceu a participação dos contribuintes, afirmando que este evento, serve como incentivo a população a pagar em dia o tributo, que neste ano por exemplo disse ele: "que parte deste recurso será destinada à recuperação da manta asfáltica de nossa cidade". O mesmo ainda frisou as últimas ações de seu governo, como a inauguração da ampliação da Escola Nsa. da Paz de Riacho Novo, do projeto que envolve a doação de bicicletas a estudantes, garantindo o transporte dos mesmos até as salas de aula em distâncias curtas, da vinda do Ronda do Quarteirão e da nova agência da Caixa Econômica à Santa Quitéria que serão realidades possíveis com a parceria da prefeitura, pois o serviço de segurança e instituição bancária tem o contato direto com a gestão para o auxílio nas adaptações e incentivos necessários para a chegada de ambos. Após sua palavras o próprio prefeito retirou um à um os cupons da urna e assim realizou o sorteio dos prêmios. (Equipe de Comunicação Municipal)

terça-feira, 10 de abril de 2012

Santa Quitéria terá uma nova associação estudantil

Uma nova associação estudantil está prestes a surgir no município.
Depois de uma reunião em Fortaleza com a direção estadual da entidade estudantil ficou definido que no próximo dia 28 de abril, às 15 horas, na E.E.M. Araci Martins acontecerá uma assembléia geral para fundação da Associação Municipal dos Estudantes de Santa Quitéria - AMESQ e na sequência do programação, aprovação do seu Estatuto e eleição da diretoria.
Esta nova entidade que é uma iniciativa de alunos da Escola Araci Martins, já mostra serviço antes mesmo da sua oficialização. No próximo mês a AMESQ já deverá apresentar a aquisição de carteirinha do estudante que garante o desconto de 50%(meia) em passagens de transportes intermunicipais.

Detendo fujão toma moto em assalto no bairro Pereiros

Mais uma moto foi tomada de assalto, ontem, no bairro dos Pereiros - Santa Quitéria.
Segundo o delegado de polícia civil Kim Barreto, o autor deste crime é o detento que fugiu na manhã de ontem, durante o banho de sol, Antônio Kleber.
Barreto acrescentou que o foragido foi reconhecido pela vítima e ele agiu na "sugesta", ou seja, fingiu que estava armado.
A polícia ainda procura pelo assaltante.
ATUALIZANDO: A moto assaltada é uma Honda Bros, 150, preta, ano 2011, placa NVF 8019, inscrição de Santa Quitéria. A vítima foi o próprio proprietário da moto o agricultor Jose Monteiro Filho, residente na Fazenda Floresta, Vársea de Cima, zona rural de Santa Quitéria. O assalto é mais acontece nas proximidades do Campo de Aviação, no bairro Flores, naquela cidade, onde muitas pessoas passam usando como desvio do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).(RobertoLiraNotícias)

Mulher é presa tentando sacar dinheiro com documento falso em Santa Quitéria


Uma mulher foi presa na tarde de ontem, 09/04/12, tentando sacar dinheiro na agência do Banco do Bradesco de Santa Quitéria.
De acordo com informações da Delegacia de Polícia Civil,  Marinez Pereira de Menezes, 44 anos, residente na Rua 09, Maracanazinho, Fortaleza - como foi identificada na delegacia - tentava sacar R$ 6 mil com documentos que não eram seus.
O delegado Kim Barreto disse que a Polícia Civil foi avisada de que uma quadrilha poderia atuar na cidade: "Isso aí foi graças a um trabalho rápido da Polícia Civil, num trabalho de campo através do inspetor-chefe Giovenásio que recebeu informações de que havia uma quadrilha de estelionatários, como já houve anteriormente, essa não é a primeira integrante de quadrilha que agente prende".
O delegado acredita que a quadrilha vem da capital cearense: "Na verdade essas pessoas são participantes de quadrilha. São chamadas em Fortaleza, são fornecidos documentos falsos a essas pessoas, número de conta, identidade, CPF e um cartão pra que venham sacar em nome de outras pessoas que seriam as vítimas".
Ainda, de acordo com o delegado o advogado da suspeita estava hoje pela manhã, na cidade, para trazer os documentos originais da mulher.
Ela foi flagrado no Artigo 171 combinado com 14, II e Artigo 304 do Código Penal Brasileiro. 

Filho da prefeita de Varjota capota carro em Santa Quitéria

O acidente automobilístico ocorreu na tarde desta segunda (09/04/12), por volta das 14:00 h, na rodovia CE 257, no trecho entre Santa Quitéria e Canindé, na zona rural quiteriense. Umas das vítimas foi o condutor do carro Gladston Paulino Ximenes Júnior, mais conhecido como Júnior (foto), solteiro, estudante universitário, filho de Rosa Cândida de Oliveira Ximenes, prefeita de Varjota e de Glerton Paulino, presidente do PMDB varjotense.
As outras duas vítimas foram suas passageiras Lucia Ximenes, sua tia e uma amiga de nome Tainá Rodrigues, todos residentes em Varjota. Júnior conduzia o veículo Fiat Uno Mille, ano 2011, cor prata, com destino a Fortaleza, onde faz Faculdade de Direito, quando perdeu o controle do carro e veio a sair da pista, chegando a capotar.
Por milagre e por todos estarem conforme a lei determina, usando devidamente o cinto de segurança, apenas Lúcia sofreu um leve corte na cabeça , mas foi atendida no Hospital Público Municipal de Santa Quitéria e em seguida liberada. (RobertoLiraNotícias)